CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste contribui com saúde em escolas de educação infantil

Pais aprovam iniciativa da Estratégia de Saúde da Família em parceria com a própria escola e a universidade


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Unoeste contribui com saúde em escolas de educação infantil
Crianças de até 3 anos de idade acompanham apresentação de teatro

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) aderiu ao Programa Saúde na Escola (PSE) em 2012 e desde então tem promovido a integração e articulação permanente entre os dois segmentos, visando à melhoria de qualidade de vida da população. Em Presidente Prudente, a iniciativa do governo federal tem recebido o apoio da Unoeste, conforme a educadora de saúde pública Selma Martin. A mais recente unidade beneficiada com o programa é a Escola Municipal de Ensino Infantil Sylvia Marlene Pereira Faustino, no bairro João Domingos Netto.
 
Profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e universitários, orientados e acompanhados por professores, prestam atendimentos na própria escola e isso tem a aprovação dos pais por pelo menos dois motivos: os cuidados dispensados às crianças e o fato de não terem que deixar o trabalho para levar os filhos aos serviços de saúde. A diretora Rosangela Castro Serafim conta que a escola atende 170 crianças e que até fevereiro os casos eram encaminhados à ESF.
 
Agora, após a adesão em massa dos pais, cada criança tem seu prontuário na própria escola, local onde é atendida. Nesta quarta-feira (18) foram realizadas duas ações de atenção à saúde. Estudantes do curso de Nutrição fizeram avaliação do crescimento das crianças e do peso. “Caso seja identificada obesidade ou criança abaixo do peso é feita orientação e acompanhamento nutricional”, explica a professora Sabrina Lenquiste e conta que irá desenvolver ação de educação nutricional para as crianças e suas famílias.
Foto: João Paulo Barbosa Avaliação do peso das crianças por estudante do curso de Nutrição
Avaliação do peso das crianças por estudante do curso de Nutrição


Estudantes do curso de Biomedicina fizeram encenação teatral de educação em saúde, sobre higienização das mãos, prevenção a parasitoses e doenças infecciosas. Esteve presente o professor Caio Ferreira de Oliveira que em conjunto com o coordenador do curso Dr. Marcos Vinícius Pimenta Rodrigues atua no Programa de Aproximação Profissional ao Sistema Único de Saúde (Papp/SUS), cujas atividades no “João Domingos” não se restringem à escola. Também está nas duas ESFs que atendem em média 80 pessoas por dia, moradores do bairro que possui 2365 moradias populares e mais de 12 mil habitantes.
 
Pelo Papp/SUS são atendidas as crianças; os adolescentes com prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e gravidez precoce; e os idosos do Grupo Hiperdia, formado por hipertensos e diabéticos, com trabalho de conscientização sobre as doenças e uso da medicação correta, bem como de manter o autocuidado. Para a gerente das ESFs Ana Lúcia Álvares, o estágio dos universitários representa uma expressiva contribuição e que, além da Nutrição e da Biomedicina, existem outros três cursos envolvidos: Odontologia, Fisioterapia e Farmácia.
 
A estudante de Nutrição Maria Clara Gonçalves de Oliveira disse que o sentimento de ajudar o próximo tem sido motivador na busca de sua formação profissional. A estudante de Biomedicina Beatriz Fernandes Ribeiro entende que o Papp/SUS é uma contribuição eficiente para sua formação, incluindo não somente o ensino e a extensão, mas o levantamento de dados para alimentar pesquisas na área da saúde. Neste semestre, as atividades na escola serão às quartas-feiras, conforme a enfermeira da ESF Hellen Madia.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem