CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Acadêmicos da Unoeste expõem releituras de Arcangelo Ianelli

Exposição realizada no Centro Cultural Matarazzo segue até 3 de junho; trabalhos são releituras do artista contemporâneo


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gustavo Justino Acadêmicos da Unoeste expõem releituras de Arcangelo Ianelli
Na interpretação da acadêmica Iara Carvalho, ressaltou-se a vibração e movimento da obra

A pintura abstrata e de cores puras é símbolo da obra do artista plástico Arcangelo Ianelli. Pintor, escultor, ilustrador e desenhista, o paulistano que se considera autodidata emprestou sua obra aos acadêmicos do 5º termo do curso de Artes Visuais da Unoeste. Os estudantes fizeram a releitura de imagens do artista, e estas foram selecionadas para integrar a “Exposição Novos Olhares – Homenagem a Arcangelo Ianelli”, que fica exposta até 3 de junho no Centro Cultural Matarazzo.
 
Considerado um dos artistas mais importantes da contemporaneidade, Ianelli foi estudado pelos acadêmicos em sala de aula; a partir daí, eles passaram por um processo criativo que envolveu a produção de esboços de cada uma das imagens selecionadas, uma pesquisa da harmonia cromática – escolha das cores que encontrem equilíbrio - até a execução da técnica acrílica sobre a tela. “Essa é a parte mais importante da arte, é longa, exige reflexão e conhecimento da obra do artista”, segundo a professora responsável pela atividade Zenilda Alexandre Pasquini.
 
Foto: Cedida Artistas são acadêmicos do 5º termo do curso de Artes Visuais da Unoeste
Artistas são acadêmicos do 5º termo do curso de Artes Visuais da Unoeste
Ela explica que os futuros professores de artes precisam ter a sensibilidade aguçada e espírito crítico. “Tem que ter a capacidade de conhecer, fazer e apreciar arte. Por isso, o que fizeram foi muito produtivo”, ressalta a docente. Mesmo quem não tem muito acesso a essa interação artística pode enriquecer o repertório com uma visita a exposição. “É a oportunidade para ver arte, além de dar aos alunos a chance de produzir e expor”, pontua a docente.
 
O foco da Iara Rogéria Oliveira de Carvalho é o ensino. Aos 38 anos, a acadêmica do 5º termo já leciona no Projeto Cidade Escola, é professora de teatro. Mas ainda não está completa. “A gente tem que manter o engajamento, não pode ficar satisfeito. Tem que fazer sempre mais”, conta. Com uma mistura de cores ela visa, em seu trabalho, ressaltar a vibração e movimento na obra. “Ele é um artista muito versátil e olhando parece algo simples, mas vivenciando o processo conhecemos as dificuldades, os riscos. É colocar um pouco de si para chegar a um resultado diferente. Arte não é qualquer coisa”, afirma Rogéria.
 
Serviço - O trabalho de Rogéria e dos outros acadêmicos de Artes Visuais segue exposto até o dia 3 de junho. A inciativa é aberta a público e pode ser visitada das 8h30 às 22h. Os quadros estão na área de convivência do Centro Cultural Matarazzo, que fica na Rua Quintino Bocaiúva, 749, na Vila Marcondes, em Presidente Prudente.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem