CAMPUS:
Presidente Prudente Jaú
Telefone 0800 771 5533

Você está em: Notícias

Portal de Periódicos da Capes pode ser acessado de casa

Unoeste integra a partir desse semestre a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe); inclusão permite acesso remoto da plataforma pelos alunos


email facebook twitter whatsapp

Foto: Gabriela Oliveira Portal de Periódicos da Capes pode ser acessado de casa
Bruna cursa Medicina e aprovou acesso por dispositivos remotos: Portal Capes pela CAFe dá subsídios para pesquisas de qualidade

A sede pelo conhecimento é uma característica comum entre os acadêmicos da Unoeste, Bruna Elisa Arsego de Xaxim (SC), Leandro Henrique de Oliveira de Sagres (SP) e Fabiana Maria Coutinho de Souza de Presidente Bernardes (SP). Esses jovens acreditam que a Rede de Bibliotecas da universidade é uma fonte inesgotável de informação. Inclusive, os cliques desses alunos estão entre as mais de 600 mil visualizações contabilizadas pelas bibliotecas virtuais da instituição no ano de 2017.

Com 26 anos, a jovem catarinense do 12º termo de Medicina, revela que a biblioteca do campus I já foi considerada o seu segundo lar. Prestes a se formar, revela que o interesse pela pesquisa surgiu no 3º termo, sobre assuntos variados e, posteriormente, mais focado na psiquiatria, área que pretende atuar. “Além da infraestrutura física, as bases virtuais disponibilizam estudos atualizados que me ajudam no desenvolvimento de artigos e trabalhos que, inclusive, já foram premiados e publicados em revistas”, diz.

Dentre as ferramentas que Bruna utiliza está o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Esse sistema é muito bacana, pois oferece um embasamento teórico consistente, além de avisar sobre os novos artigos que são incluídos nas bases”. A futura médica comemora a inclusão da Unoeste, a partir desse semestre, na Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), que pertence à Rede Nacional de Pesquisa e, dentro os serviços, oferece o acesso remoto aos periódicos da Capes. “Antes era necessário estar conectada a um computador da biblioteca e, agora, tenho mobilidade para estudar e usufruir dessa ferramenta independentemente do local em que eu esteja”.

A nova usabilidade também poderá ser útil para Leandro Henrique de Oliveira, 20, do 5º termo de Engenharia de Produção, que desde o início do curso utiliza as bibliotecas virtuais da universidade. “São formas diferenciadas para a aquisição do conhecimento. No conforto da minha casa, eu tenho acesso a livros, artigos, trabalhos de conclusão de curso e dissertações que me ajudam no dia a dia da universidade e contribuem com a minha formação e futura atuação”.

Para a Fabiana, 19, aluna do 5º termo de Publicidade e Propaganda, as bibliotecas virtuais trazem praticidade para a rotina de estudos. “Se o professor indica o capítulo específico para ler, eu não preciso pegar o livro inteiro, pois tenho a opção de acessar por meio desse recurso, a parte específica que eu preciso. São ações que fortalecem meu aprendizado e que podem ser realizadas em qualquer lugar, até mesmo na minha cidade”.

Saiba Mais – De acordo com a coordenadora da Rede de Bibliotecas da Unoeste, Regina Liberati Silingovschi, o acesso remoto por meio da CAFe é mais uma funcionalidade conquistada para a comunidade acadêmica, para o desenvolvimento de conteúdos de alto impacto e relevância científica. Ela pontua que a Comunidade Acadêmica Federada é um serviço de gestão de identidade, que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras através da integração de suas bases de dados. “Dentre os 22 portais disponibilizados está o da Capes que possibilita aos nossos estudantes o acesso a 138 bases”, informa.

Dentre os destaques do Portal de Periódicos da Capes, Regina revela que existem conteúdos para todas as áreas do conhecimento. “Nas de ciências biológicas e da saúde temos, por exemplo, a Clinics Review Articles e a Cochrane Library, que fornecem a análise de diferentes temas como a medicina baseada em evidências; existem ainda, plataformas multidisciplinares como a Science Direct e, também, voltadas para as engenharias como a Reference Reviews, além de e-books como a Biblioteca Digital do Senac”, compelta.

A coordenadora acrescenta que os colaboradores das unidades de informação dos campi I e II e do Hospital Regional (HR), prestam treinamentos aos alunos que já utilizam as bibliotecas virtuais ou têm a pretensão de aproveitar esse recurso. Inclusive, a futura médica Bruna, já participou de várias dessas ações. “São momentos em que esclarecemos nossas dúvidas e nos capacitamos para uma busca de informações mais precisa e que nos auxilia na construção dos subsídios e no direcionamento dos nossos trabalhos”, conclui a universitária.

Como proceder – O Portal de Periódicos da Capes pode ser acessado por meio do site da Unoeste, no espaço da Rede de Bibliotecas. Após o direcionamento do link, o acadêmico deve clicar na parte superior da janela na opção Acesso CAFe. Em seguida, deve selecionar a Unoeste nas opções de instituições. Mais informações no tutorial. Caso deseje, pode entrar em contato com a Rede de Bibliotecas.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem