CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Projeto para melhor idade gera ocupação e vários benefícios

Ações no ambiente universitário contribuem com a autoestima e são vistas como momentos de relaxamento


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Projeto para melhor idade gera ocupação e vários benefícios
Limpeza de pele com máscara relaxante, no centro de estética

Atividades saudáveis melhoraram significativamente a qualidade de vida de pessoas na melhor idade, como atestam os envolvidos há quatro anos no projeto Unoeste + Terceira Idade. Os depoimentos são de que a autoestima anda em alta, por conta da ocupação sadia da mente. Com isso, a disposição é maior e assim acabam buscando outras atividades de prevenção à saúde física e mental.

Há uma rotatividade, por conta de participantes que, motivados com as vivências do projeto, buscam outras atividades até mais desafiadoras. A cada semestre são abertas inscrições para preenchimento da turma, conforme o professor responsável Josué Pantaleão da Silva. Ivone Gomes Felício chegou no começo e nem pensa em largar, depois de ter se apaixonado pela pintura em tela.

Conta que tomou conhecimento do projeto em notícia publicada no jornal, o mesmo que ocorreu com Marli Maldonado, também há quatro anos. Inicialmente as ofertas eram de atividade física e informática, mas com o tempo foram trocadas por outras, sendo que neste semestre são artes, cuidados estéticos e palestras. Ivone é formada em administração e buscou ocupação para seu tempo livre.

Quando começou a atividade de artes, a administradora se encantou ainda mais com o projeto, pois já tinha trabalhado com pintura em cerâmica. Em sua produção de pintura em tela já são oito quadros, dos quais ficou com uma parte e alguns deu de presente. Também já fez pintura em pelo menos 30 panos de prato, com alguns ela ficou, e outros deu de presente, mas atualmente está produzindo para os enxovais das filhas.

“O projeto faz diferença em nossas vidas, as nossas manhãs de terças-feiras são muito alegres. Temos colegas e fizemos amizades, como as que tenho com a Marli e a Lilian. Nós saímos juntas, com nossos maridos, para dançar na Apea [Associação Prudentina de Esportes Atléticos]. O professor Josué é acolhedor e faz a diferença em nossos encontros semanais”, disse Ivone.

Foto: João Paulo Barbosa Ivone: elogio ao projeto e encanto com a produção em artes
Ivone: elogio ao projeto e encanto com a produção em artes
Aposentada como funcionária da Previdência Social, Marli se sentiu atraída pela informática para entrar no projeto, mas acabou gostando mesmo foi de artes e contou, com alegria, que tem um de seus quadros em exposição permanente no Sesi-Furquim. Como leva ou busca seus netos da escola, a diretora Olga Maria de Andrade Pereira Boscoli viu um de seus quadros no Facebook e pediu que fizesse um para a escola.

“Eu me senti feliz e importante por ter um quadro meu na escola onde estudam meus netos, mas a maior satisfação foi vê-los orgulhosos, chamando os amigos para verem ‘o quadro da minha avó’. Hoje, sou parte da escola deles. Além disso, faço hidroginástica lá no Centro Esportivo do Sesi e atividade física aqui na academia da Unoeste, já que tenho problema de fibromialgia”, contou Marli.

Para o projeto Unoeste + Terceira Idade é uma bela iniciativa, pois ajuda a sair da mesmice de quem fica em casa dormindo, comendo e preso à televisão. Pensamento compartilhado pelo professor aposentado Marcos José Garcia que também participa desde o começo, por estímulo de sua filha única que é a coordenadora do curso de Estética e Cosmética da Unoeste, Dr. Bruna Corral Garcia.

Seu gosto pelas artes plásticas foi tanto que já pintou uns 20 quadros, nas aulas do projeto e com aulas particulares. Como é hiperativo, comentou que a pintura mexe com sua cabeça, ajudando na concentração e em ter mais calma e tranquilidade; algo que agrada, inclusive, sua esposa Lenice, com quem é casado há cinco anos em segundas núpcias depois de ter ficado 23 anos viúvo.

Toda terça-feira, das 9h às 11h, ocorrem às aulas de pintura no laboratório de prática de artes visuais da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp), no campus I da Unoeste. Às quintas-feiras à tarde, a cada 15 dias, são ofertadas atividades do curso de Estética e Cosmética no laboratório do centro de estética, com o envolvimento de alunas e da professora Rosângela Cristóvão Ferreira.

“Nesta quinta-feira [24] estamos fazendo limpeza de pele com aplicação de máscara relaxante. A próxima atividade, dentro de 15 dias, será maquiagem”, disse Rosângela cuja atuação também é elogiada pelos participantes. Pelo curso de Artes, o professor Josué conta com a ajuda da aluna Maria da Conceição Barcelos. Ela comentou que auxilia por prazer e que se sente contagiada pela vitalidade dos participantes.

Carioca que mora em Prudente há 30 anos, desde que seu pai veio trabalhar como azulejista nas obras de em shopping da cidade, fez a opção de primeiro formar seus três filhos junto com o Marido Omar, para voltar a estudar. Está concluindo o curso de Artes e tem a pretensão de fazer pedagogia na Unoeste, “instituição que eu gosto muito, onde meu marido trabalha e fez engenharia da produção e meu filho engenharia civil”.

A filha formada em Direito estudou em São Paulo e a assistente social em Londrina. Maria sempre foi voluntária e fazia parte dos artesãos vinculados à Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco), expondo e comercializando seus trabalhos na feirinha do Parque do Povo, feitos com papel jornal, fuxico e biscuit. “Pintura em telas aprendi com o professor Josué e estar auxiliando no Unoeste + Terceira Idade é um prazer”, comentou.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem