CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste integra Encontro de Reitores na Espanha

Augusto Cesar de Oliveira Lima está entre os 100 brasileiros dos 700 representantes de instituições de ensino superior do mundo inteiro


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Unoeste integra Encontro de Reitores na Espanha
Diretor geral da Apec/Unoeste, Cesar Lima, com o presidente do Semesp, Hermes Figueiredo

A Universidade de Salamanca, na Espanha, é o grande centro de discussões sobre “Universidade, Sociedade e Futuro”, nos dias 21 e 22 de maio, durante o 4º Encontro Internacional de Reitores da Universia.  E a Unoeste está representada pelo diretor geral da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), mantenedora da maior universidade do oeste paulista, Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima.

O evento foi presidido, em sua abertura, pelo Rei da Espanha, Felipe VI, e pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Estiveram acompanhados, entre outras personalidades, pelo secretário geral da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), Ángel Gurría, e pela presidente da Universia e do Banco Santander, Ana Botín. Ela, em seu discurso, destacou que “deve-se fomentar uma educação superior aberta, que promova valores universais, a tolerância e a inclusão social”. Ao todo, são mais de 700 reitores e representantes acadêmicos do mundo inteiro, sendo 100 do Brasil, personalidades da esfera política, e instituições nacionais e internacionais.

Foto: Cedida Lima: “Uma reflexão sobre nossa responsabilidade de formar cidadãos para o mundo”
Lima: “Uma reflexão sobre nossa responsabilidade de formar cidadãos para o mundo”
De acordo com Lima, são momentos importantes de debate, reflexão e intercâmbio com outras instituições. “Integrar esse evento nos faz refletir sobre a responsabilidade da Unoeste em formar cidadãos para o mundo, com todas as suas possibilidades e transformações que só o conhecimento permite”, completa o diretor geral da Apec/Unoeste.

O debate envolve três eixos temáticos: Formar e aprender em um mundo digital; Pesquisar na universidade, um paradigma a ser revisado? E Contribuição da universidade para o desenvolvimento social e regional. Entre os palestrantes, destacaram-se figuras como Pam Fredman, presidente da International University Association, María José Alonso, catedrática da Universidade de Santiago de Compostela e membro da National Academy of Medicine dos EUA, e Leila Janah, fundadora e CEO da Samasource e LXMI, empresas cuja missão é erradicar a pobreza mundial, dando oportunidades de trabalho a pessoas em situação socioeconômica desfavorável.

As conclusões do debate serão retratadas na “Declaração de Salamanca”, com o compromisso das autoridades e reitores participantes para que as universidades avancem, por meio de ações concretas, em consonância com as necessidades da sociedade do século XXI.
 
 Colaboração: Assessoria de Imprensa do 4º Encontro Internacional de Reitores Universia 2018

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem