CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Conhecer os caminhos dentro das profissões facilita escolhas

Cada curso superior possui leque aberto e vasto de opções para o estudante seguir no futuro


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gustavo Justino Conhecer os caminhos dentro das profissões facilita escolhas
Atuando com cuidados paliativos, a enfermeira Amanda se encontrou e deseja se especializar cada vez mais

Com um mercado cada vez mais exigente, a desinformação sobre a área escolhida é um empecilho. Por isso, um aliado para fugir das estatísticas negativas é conhecer os caminhos dentro das profissões, ser assertivo, tomar decisões, trabalhar bem em equipes e ser flexível.

O mercado de trabalho atingiu os piores indicadores da história; são mais de 12 milhões de desempregados. Em contrapartida, a maioria dos brasileiros acredita que a educação tenha reflexo direto na renda e na empregabilidade, segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A docente e psicóloga Dra. Camélia Santina Murgo, especialista na área de orientação profissional, explica que quando um estudante ingressa num curso superior ele tem o mínimo de referência. “Não tem detalhamento, não conhece as possibilidades de trabalho”, afirma. Por isso, conhecer os caminhos de cada profissão é fundamental.

O Leonardo Almeida Rodrigues se formou na área de informática, mas descobriu que não era o que queria! Então, iniciou a licenciatura em Matemática. “Para procurar aulas no Estado, o bacharelado não é o mais indicado”, conta. Formou-se em 2016 e, hoje, ele é professor de matemática e física do Colégio Anglo de Martinópolis (SP), dá 12 aulas fixas e três plantões por semana. “As disciplinas te formam para o seu leque abrir e sua carreira deslanchar”, detalha Rodrigues.

Para Hilidia Stephania Rufino Belezzi, se tornar médica veterinária era “sonho desde menina”; mas foi na graduação que ela fez descobertas sobre o curso e, hoje, não atua diretamente com animais. “Vi que há uma ampla margem de mercado desde pequenos animais, diagnóstico por imagem, entre outras especialidades”. Formada desde 2016, Hilidia atua como representante de vendas, um trabalho na área comercial da veterinária, que lida com a manipulação de medicamentos.

Outro talento lapidado na Unoeste é a egressa de Enfermagem, formada em 2013, Amanda Tiemi Tanaka Dolce. Ela investiu numa área que vem crescendo: a de cuidados paliativos “A universidade abre um leque de caminhos, com o objetivo de formar profissionais generalistas”, detalha. A ex-aluna se recorda das “discussões sobre cuidados paliativos”, e a partir daí se formou, se especializou e atua em um dos pontos da rede de cuidados continuados da Unimed; “faço parte da equipe do Hospital Iamada e atendo necessidades de pacientes com doenças graves”, pontua.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem