CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Intepp abriga empresa dos EUA da área de business analytics

Norte-americanos instalam centro de inovação tecnológica voltado para atender pequenas e médias empresas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Intepp abriga empresa dos EUA da área de business analytics
Encontro entre os representantes da Analytics2Go e da Unoeste

A Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp) se abre para a internacionalização ao receber, na modalidade hotel de projetos, a instalação de um centro de inovação tecnológica da Analytics2Go, empresa com sede na cidade de Sarasota, no Estado da Flórida, e que terá um segundo centro em Arlington, no Estado da Virgínia, nos Estados Unidos.  A dona da plataforma A2Go se instala no Brasil com a missão de permitir que pequenas e médias empresas possam competir com as grandes no que se refere no uso do analytics, um recurso para diferentes tipos de análises e de raciocínio sistemático visando tomada de decisões no mundo dos negócios.

Existem alguns motivos para a empresa instalar uma base científica na Intepp. O principal é o pesquisador vinculado à Unoeste, Dr. Danillo Roberto Pereira, que desenvolve estudos em Data Science (ciência de dados), um campo promissor diante do grande conjunto de dados armazenados nesta era do Big Data, possível de ser trabalhado pelo subcampo da ciência de computação denominado Machine Learning, traduzido como aprendizado de máquina e chamado de inteligência artificial. Pereira leciona na Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp) e no mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional.

Outra causa está relacionada à Intepp ser bem estruturada, para fomentar novos projetos e empresas de base tecnológica, além de precursora do polo tecnológico regional do oeste paulista e instalada em um campus universitário que abriga a comunidade científica da Unoeste; por envolver vários parceiros privados e públicos, entre os quais está o campus da Unesp. Tem ainda o fato de o ensino universitário preparar a mão de obra com qualidade e de Prudente ser uma cidade que oferece qualidade de vida, na qual o diretor de operações Stephen Hutson tem a intenção de morar.

Ao comprar uma empresa do mesmo ramo no Brasil, a diretoria da Analytics2Go manteve no escritório em São Paulo Rafael Franchini como diretor de produtos, ficando em Prudente Hutson e Pereira como diretor Data Science. Nos Estados Unidos estão o diretor executivo Michael Romeri (CEO – Chief Executive Officer), o diretor de estratégia Jack Gau e o diretor Analytics Andrew Musselman, sendo que esses dois últimos têm previsão de visita às instalações da empresa na Intepp no próximo mês. Romeri ainda não tem uma data prevista para vir a Prudente.

Foto: João Paulo Barbosa Adiane Mitidieiro, Stephen Hutson, Danillo Pereira e Adilson Guelfi
Adiane Mitidieiro, Stephen Hutson, Danillo Pereira e Adilson Guelfi
Na tarde de quarta-feira (13), Hutson e Pereira tiveram um encontro com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, e com a assessora de relações interinstitucionais Adiane Mitidieiro. Ao dizer que a universidade está de portas abertas para o desenvolvimento de novos produtos, o pró-reitor cogitou a possibilidade de parceria da Analytics2Go no processo de internacionalização da Unoeste e do programa de pós-graduação stricto sensu em meio ambiente, para o qual está sendo instalado o Machine Intelligence Laboratory (Mila).

A assessora comentou com Hutson sobre o projeto de instalação de um centro de línguas, inicialmente com as ofertas do ensino da língua inglesa, para a comunidade acadêmica interessada em intercâmbio internacional, e portuguesa, para quem vem de fora. O diretor da Analytics2Go disse que será um dos primeiros alunos e também manifestou seu encantamento com Prudente pela boa comida, especialmente churrasco; pessoas amigáveis; boas universidades e ser similar à Oklahoma City, onde mora. Conforme Hutson, quem tiver interesse em obter mais informações, basta acessar o site da empresa produzido em inglês e com opção de tradução para o português.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem