CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Posse responsável e bem-estar animal são focos de ação

Crianças e adultos do jardim Morada do Sol participaram de atividades desenvolvidas por acadêmicos da Medicina Veterinária


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Posse responsável e bem-estar animal são focos de ação
Durante atividade, crianças ilustraram o que sentem sobre os amigos de quatro patas

Nesta sexta-feira (20), comemora-se o Dia do Amigo. Essa relação de cumplicidade e amizade não existe somente entre as pessoas, mas também com os animais. E é justamente essa ligação de afeto que faz com que os moradores do bairro prudentino Jardim Morada do Sol tenham até mais de um cachorro ou gato em suas residências. O local é destino de muitos pets abandonados por pessoas da cidade e região, e que são acolhidos por uma população muito humilde que esbanja compaixão. Para contribuir com essa realidade, o curso de Medicina Veterinária da Unoeste realiza, desde 2016, o projeto de extensão Castração é a Solução. Ontem e hoje (20) acontece um trabalho de conscientização e informação com crianças e adultos, na Casa da Sopa São Francisco de Assis.
 
Na tarde dessa quinta-feira (19), as crianças participaram de uma dinâmica focada no bem-estar animal. Elas foram incentivadas a revelarem o que sentem e acham sobre as condições dos animais que têm lar ou estão abandonados; para isso foram expostos em um varal de fotos e escolhidos por eles para serem adotados de forma fictícia. O Breno da Silva Barbosa Moura, 9, participou com a irmã Linda Lilian da Silva Barbosa, 12. Ele conta que têm seis cachorros em sua casa. Na atividade, escolheu seu novo amigo e desenhou para o seu companheiro de quatro patas uma casinha e uma banheira para tomar banho. “Se as pessoas fossem cachorros, elas não gostariam de ser abandonadas”, disse o menino justificando o porquê de não se desfazer dos pets.
 
Quem também aprovou a atividade foi a Maria Eduarda da Cruz, 8, que tem em sua residência cinco cachorros, mas revela que o seu preferido é o Pin, um filhote macho. “Eu acho que as pessoas não devem abandonar os animais. Fico triste quando passo pelas ruas e vejo cães e gatos que não têm um lar, se eu pudesse levaria todos para morar comigo”, afirma.
 
Até mesmo no período de férias a acadêmica do 8º termo de Medicina Veterinária, Maria Nuara Caldas, de Martinópolis (SP), optou por estar engajada em ações da universidade. A jovem que sonha desde pequena em ser veterinária, demonstra o desejo de ir além e contribuir com a saúde das pessoas. “Acredito que é muito importante fazer um trabalho educativo com as crianças, pois além de serem nossos aliados na disseminação de informações, quando crescerem poderão ter uma postura diferenciada e consciente quanto aos cuidados com os animais”.
 
Nesta sexta-feira (20), a iniciativa também envolverá os adultos do bairro. Juliana Petri Yoda cursa o 10º termo do curso e é idealizadora do projeto que, desde 2016, já castrou mais de 200 animais. Ela conta que serão abordados assuntos como a posse responsável e o esclarecimento de dúvidas em torno da castração, já que existem muitos mitos sobre essa prática que é importante para o controle populacional dos animais. “Apesar do nome do projeto ser Castração é a Solução, sabemos que a diminuição do abandono dos animais pode ocorrer por meio da educação em posse responsável”, conclui.
 
Fique sabendo – De acordo com o gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Romário Luis dos Santos, em 2017 foram resgatados 262 animais; e só no primeiro semestre de 2018 já foram resgatados 153. “Os locais que mais contabilizam abandonos são Jardim Cambuci, Parque Residencial Francisco Belo Galindo e Residencial Green Ville. Apesar de não estar nessa lista, o Jardim Morada do Sol também apresenta um alto índice de abandono de pets”, comenta. Ele pontua ainda que o CCZ realiza um trabalho de doação desses animais. “Neste ano, 84 animais já ganharam uma nova família”, encerra.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem