CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Alunos de Direito visitam Suprema Corte e Congresso Nacional

Atividade integrou projeto “Visita aos Poderes”, uma realização do Centro Acadêmico


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Alunos de Direito visitam Suprema Corte e Congresso Nacional
Turma da Unoeste na famosa rampa de acesso ao Supremo Tribunal Federal

Conhecer pessoalmente a Suprema Corte parece algo distante para o estudante de Direito, principalmente quando está bem longe da capital do Brasil. Lá estão as autoridades máximas do Poder Judiciário, as quais decidem questões que podem refletir em toda a sociedade, e são referências para todos os profissionais da área. Mas essa distância foi reduzida na última semana, quando 38 alunos do curso de Direito da Unoeste, acompanhados pela professora Nayara Dallefi, estiveram em Brasília (DF) para visitar o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional. A atividade integrou o projeto “Visita aos Poderes”, criado pelo Centro Acadêmico (CAD) da graduação.
 
Na mais alta instância do Poder Judiciário, os estudantes assistiram a uma audiência e foram recebidos pelo ministro Luís Roberto Barroso, o qual empresta o nome ao Centro Acadêmico de Direito da Unoeste, e se mostrou lisonjeado pela homenagem, inclusive aceitou convite para visitar a universidade no próximo ano, conforme conta o aluno do 5º termo, João Pedro Martins Nascimento, presidente do CAD. “Foi ótimo tudo ter dado certo! É uma forma de conviver com a nossa futura carreira. Esse projeto visa exatamente isso, fazer com que os alunos tenham esse contato com outros poderes”, relata.
Foto: Cedida Alunos também conheceram o Congresso Nacional, onde estão a Câmara dos Deputados e o Senado Federal
Alunos também conheceram o Congresso Nacional, onde estão a Câmara dos Deputados e o Senado Federal

A professora que acompanhou a turma conta que já conhecia Brasília, mas não o STF, e que a experiência foi “ímpar”. Destacou a boa receptividade tanto no Congresso Nacional como no Supremo, inclusive a turma conheceu alguns espaços dos dois órgãos e a famosa rampa do STF que hoje tem acesso restrito. “No encontro com o ministro [Barroso], ele deixou palavras de incentivo aos estudantes e disse: ‘vocês são o futuro do nosso país e a esperança do judiciário’. Sem dúvida, foi um aprendizado para todos. Conseguimos ver de perto fatos jurídicos que parecem distantes da nossa realidade. Foi gratificante e inovador. Quero parabenizar principalmente os organizadores do projeto Visita aos Poderes e todos os alunos que participaram da atividade. Mais uma vez ficou demonstrado que também temos os melhores alunos”, frisa Nayara.
 
Centro Acadêmico – O CAD foi fundado em abril deste ano e já conta com vários projetos propostos, alguns já em execução, conforme salienta o aluno João Pedro Martins Nascimento, sendo eles: Visita aos Poderes; Grupo de Estudo; Acesso à Justiça, Inovação e Sustentabilidade; Grupo de Direito Processual; Modelo de Organizações Internacionais; Fórum de Debates; e Liga Acadêmica de Direito Penal, que será inaugurada em breve.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem