CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Comepp reúne profissionais de renome nacional da área médica

Evento terminou no sábado (18) e contou com quase 600 participantes e cerca de 100 atividades


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Comepp reúne profissionais de renome nacional da área médica
Palestras Magnas ocorreram no Teatro César Cava

A combinação de alimentação saudável com a prática regular de atividade física é, sem dúvida, o caminho para garantir a qualidade de vida tão desejada. Quando se tem um cardápio apropriado para cada objetivo, é possível perder ou ganhar peso, melhorar o índice de massa magra, manter a boa forma, curar ou estabilizar doenças, enfim, são inúmeras as possibilidades! É por conta desses resultados que a nutrologia torna-se especialidade médica cada vez mais presente e necessária na sociedade. E para discutir temas ligados a essa área, o 26º Congresso Médico Estudantil de Presidente Prudente reuniu profissionais reconhecidos nacionalmente para uma palestra magna, realizada na sexta-feira (17), no Teatro César Cava.
 
A mesa-redonda, coordenada pelo diretor das Faculdades de Medicina da Unoeste, Gabriel de Oliveira Lima Carapeba, contou com cinco grandes nomes da nutrologia, dentre eles, quatro egressos da Unoeste: Rogério Padovan, Eduardo Rauen, Gabriel Moreira e Juliano Burcichardt, além de Fernando Leal. Conhecido como Dr. Faixa-preta, justamente pelas suas duas paixões: a medicina e a luta, Padovan tornou-se médico de famosos e atletas, principalmente lutadores. No Comepp, ele falou sobre a abordagem médica na nutrologia e medicina esportiva, destacando desde o primeiro atendimento ao paciente. “Importante perceber que para cada modalidade esportiva tem um recurso diferente, e precisa ser individualizado”.
 
Frisou que o segundo passo são os exames laboratoriais e físicos, em seguida, a periodização da atividade física que, segundo ele, é o ponto mais importante do rendimento final. “Periodizar é dar estímulos em determinados períodos de tempos e modalidades, respeitando sempre fatores fisiológicos e a individualidade de cada um, e determinar a intensidade, outro fator importantíssimo tanto para o atleta de alto rendimento como para o obeso”, explica. Uma atividade destacada por Padovan é o HIIT (High Intensity Interval Training), que é de curta duração e alta intensidade. “Aumenta a sensibilidade de insulina, acelera o metabolismo nas próximas 48 horas, aumenta a produção de hormônios como IGH e testosterona, e é indicada também para o obeso”, afirma.
 
Superados esses passos, então o nutrólogo entra com a otimização do hábito alimentar. “Alimentação que ninguém gosta é dieta restrita e de curta duração. Se digitar no Google ‘dietoterapia’, aparecem mais de 35 milhões de dietas, porém, apenas 3 são com base científica: fracionada, restritiva e hipocalórica. É importante saber otimizar o seu paciente de acordo com a taxa metabólica basal dele”. A suplementação é outro ponto importante e no caso de obesos, pode-se utilizar da farmacoterapia com auxílio de fitoterápicos. Como atleta, Padovan também entende a dificuldade de seus pacientes, já este ano voltou a competir, foi campeão paulista pelo Grand Slam de Abu Dhabi, e precisou perder 10 kg em um mês para competir.
 
Eduardo Rauen destacou que a nutrologia tornou-se mais difundida nos últimos anos porque expandiu também para clínicas, já que antes era especialidade restrita hospitalar, principalmente para tratar de pacientes em estados graves, como em UTI. No congresso, Rauen falou sobre o atleta de elite, e ressaltou a importância de o médico conhecer a fundo cada paciente, reconhecendo suas necessidades, além da modalidade esportiva que ele pratica, “pois cada esporte tem sua especificidade, e nós precisamos saber o que cada esporte precisa e quais são as regras, somente assim conseguimos o melhor rendimento e performance”. Na sequência, Moreira ressaltou os pilares da vida saudável; Burcichardt abordou a importância da vitamina D tanto para o tratamento de doenças como para melhorar o rendimento de atletas; e Leal falou sobre a reengorda após a cirurgia bariátrica.
Foto: Mariana Tavares Mesa principal da abertura do Comepp com Flávia, Nilva, Gabriel Carapeba, Creste, Guelfi e Guilherme Carapeba
Mesa principal da abertura do Comepp com Flávia, Nilva, Gabriel Carapeba, Creste, Guelfi e Guilherme Carapeba

 
Congresso Médico – O Comepp teve início na quinta-feira (16) e encerrou-se no sábado (18). A abertura deste evento marcou também a reinauguração do Teatro César Cava, no campus I, espaço que passou por reformas e ganhou novo visual. Na cerimônia, a mesa principal foi composta pelo diretor das Faculdades de Medicina da Unoeste, Gabriel de Oliveira Lima Carapeba, pela coordenadora do curso, Nilva Galli, pelos pró-reitores José Eduardo Creste (Acadêmico), Adilson Eduardo Guelfi (Pesquisa, Pós-graduação e Extensão) e Guilherme de Oliveira Lima Carapeba (Administrativo), e pela aluna presidente do Diretório Acadêmico, Flávia Godoy.
 
Em três dias de congresso foram quase 600 participantes e aproximadamente 100 atividades, que ocorreram nos períodos da manhã, tarde e noite, simultaneamente, em espaços dos campi I e II, Hospital Regional e Tênis Clube. As atividades magnas foram as centrais, sempre no Teatro César Cava, com a participação de profissionais renomados, muitos deles egressos da Unoeste. Na quinta, “Ginecologia e Obstetrícia” reuniu os médicos Giuliano Dimarzio, Francisco Mauad Filho, Nilva Galli, Rafael da Silva Sá e Nildo Redivo Junior.
 
No período da tarde, a palestra sobre “Cardiologia” levou à mesa principal Osmar Marchiotto Júnior, Bruna Maria Melo Carapeba, Murillo de Oliveira Antunes, Amanda Gonzales Rodrigues, Rafael Otto Schneidewuind e Ricardo Migliorini Mustafá. À noite, o assunto “Ortopedia” foi abordado pelos médicos João de Carvalho Neto, Felipe Cerávolo Lemos, Alberto Naoki Miyazaki, Valter Penna, Rodrigo Zogaib, João Alberto Artoni e Gabriel Carapeba. Na sexta (17), foi realizado o Simpósio Satélite de Oftalmologia e no período da tarde a magna de Nutrologia. Por fim, no sábado, o congresso encerrou-se com mesa-redonda de “Dermatologia”, a qual foi coordenada pelo médico Murilo de Oliveira Lima Carapeba, e contou com a participação dos dermatologistas Luiza Vasconcelos, Guilherme Bueno de Oliveira, Flávia Gerônimo de Medeiros e Tania Munhoz.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem