Universidade do Oeste Paulista - 45 Anos

Área do Aluno/Professor

Área do
Aluno/Professor

INFORME CORRETAMENTE SEU RA/MATRÍCULA

ENCONTRE SEU CURSO
FAÇA UMA BUSCA NO SITE
Sua opinião é muito importante. Avalie a página de notícias.
07/08/2018

Convênio entre Inova e Unoeste estabelece cooperação técnica

Parceria público-privada é assinada pelo prazo de 5 anos e com a possibilidade de prorrogações sucessivas

Foto: João Paulo Barbosa Convênio entre Inova e Unoeste estabelece cooperação técnica
Carnelóss, Alessi, Guelfi e Bugalho: assinatura do convênio


A formalização para realizações de ações conjuntas entre o Centro de Inovação Tecnológica e a Unoeste está oficialmente firmada por suas respectivas mantenedoras: a Fundação Inova Prudente e a Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec). A parceria público-privada é estabelecida por convênio de cooperação técnica, assinado na manhã desta terça-feira (7).

Na cerimônia que ocorreu no referido centro, o prefeito Nelson Roberto Bugalho destacou a importância da colaboração prestada pela universidade, na condição de geradora de conhecimento e por ter uma história em tecnologia e informação. O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, disse que a Unoeste se mantém aberta para apoiar o que for para o bem da cidade.

O diretor-presidente da Inova Bruno José Garcia Carnelóss falou sobre a felicidade de estar desenvolvendo o centro como um local de fomento à inovação e à tecnologia, inaugurado em 26 de junho do ano passado e já com várias ações em andamento, sendo algumas juntamente com a universidade. O secretário municipal de tecnologia da informação, Rogério Marcus Alessi, também enalteceu a parceria.

Para Alessi, o convênio legitima a parceria e amplia a possibilidade a todos os diretores e coordenadores de cursos da Unoeste, sejam de graduação ou pós-graduação, propor ações de pesquisa e extensão que envolvam professores e alunos atuando em benefício de toda a comunidade. Em nome do poder legislativo, as vereadoras Alba Lucena Fernandes Gandia e Elza Alves Pereira ‘Elza do Gás’, elogiaram a parceria.

A secretária municipal de Educação, professora Sônia Maria Pelegrini, destacou o espírito empreendedor e inovador do prefeito para dizer que em seu modelo diferente de administrar tem feito parcerias importantes como essa com a Unoeste, incluindo benefícios ao programa de educação integral Cidadescola, como o atendimento a 2 mil alunos por mês no Espaço Kids, em laboratórios lúdicos e criativos.

Foto: João Paulo Barbosa Cerimônia foi realizada no Centro de Inovação Tecnológica
Cerimônia foi realizada no Centro de Inovação Tecnológica
O gerente da Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp), professor Luís Horácio Ramos Isique, entende o centro como a continuação de todo processo da incubação de empresa, no qual são levados entre dois e quatro anos desde a concepção da ideia, o desenvolvimento do projeto e a construção do modelo de negócio. “O centro possibilita a continuação, utilizando outras técnicas e metodologias para acelerar a empresa”, pontuou.

O diretor da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp) e tesoureiro da Intepp, Moacir Del Trejo, comentou que a Unoeste e a Fipp fazem parte do ecossistema regional de inovação e que seus professores têm estado à disposição do Centro de Inovação Tecnológica para atender no que for preciso. Del Trejo prestigiou a cerimônia juntamente com outros gestores e professores de cursos ofertados pela universidade.

Nos moldes da Intepp, que tem sua sede no campus II, a Inova proporciona ao centro o caráter interinstitucional, mediante o envolvimento de várias instituições parceiras, incluindo as de ensino superior, dentre as quais a Unoeste é recebida como grande aliada na busca de fomentar o crescimento local e regional, de acordo com Bugalho. As relações interinstitucionais são praticadas pela universidade em ampla escala, de acordo com Guelfi.

A Inova está inserida nessas relações, vista pelo pró-reitor como um campo para materializar o conhecimento que a universidade produz, através das pesquisas científicas, e um campo de praticidade para estágio, contemplando a articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Juntamente com Bugalho, Carnelóss e Alessi, Guelfi assinou o convênio representando o diretor geral da Apec, Dr. Augusto César de Oliveira Lima.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste


TODAS AS NOTÍCIAS
Alguma mensagem