CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Diretor geral é homenageado com título de cidadão prudentino

Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima recebe honraria pelos serviços prestados na área educacional, como um dos gestores da maior universidade do oeste paulista


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Diretor geral é homenageado com título de cidadão prudentino
Cesar Lima com o título de cidadão prudentino

“Presidente Prudente é uma antes e outra depois da Unoeste”. Com essas palavras o presidente da Câmara Municipal, o médico Ênio Perrone, encerrou a cerimônia da entrega do título de cidadão prudentino ao Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima, diretor geral da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), mantenedora da universidade. A solenidade ocorreu na noite de sexta-feira (10), na casa legislativa, por meio de projeto de autoria de Demerson Dias e Alba Lucena, que teve assinatura de todos os outros vereadores, fato raro, como foi lembrado pelas autoridades.

Cesar Lima é o filho mais velho dos fundadores da Unoeste, os professores Agripino de Oliveira Lima Filho e Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima. Tem sua história de vida ligada à área educacional, pois acompanhou os pais na construção da universidade, que teve início em 1972 com os cursos da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação, a Faclepp. Também participou da implantação do hoje segundo maior hospital público do Estado de São Paulo, o então HU, em 1997, e que foi estadualizado em 2009. A unidade é referência regional e era um dos maiores sonhos do pai, Agripino, como disse Cesar Lima na Câmara: “um hospital para atender aqueles que mais precisavam”.

O diretor geral segue os passos dos fundadores, tendo ao seu lado os irmãos, filhos e sobrinhos para dar continuidade aos projetos, como a expansão da Unoeste, que inaugurou no último dia 2 de agosto o seu primeiro curso de Medicina fora de sede, na cidade de Jaú. A universidade também foi selecionada para a implantação dessa mesma graduação no Guarujá, no litoral paulista. Cesar Lima também integrou ativamente a assinatura do contrato para a construção da maior usina solar fotovoltaica do Estado e uma das maiores do Brasil – dentro do modelo de geração distribuída (até 5 megawatts) que ficará no campus II em Prudente.

“Recebo com muita alegria e satisfação o título de cidadão prudentino. É uma grande honra”, disse ele que nasceu na cidade de Garça (SP), em 27 de julho de 1954. Na solenidade estiveram presentes autoridades – como a primeira-dama Lisiane Bugalho, amigos e familiares, entre eles a esposa Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima e os filhos Laura e Agripino Neto, além do sobrinho, o médico Gabriel de Oliveira Lima Carapeba, acompanhado da esposa Bruna. Cesar Lima também é pai de Amanda (que lhe deu um neto: Bernardo), Vinícius e Eduarda.
Foto: Ector Gervasoni Solenidade realizada na Câmara Municipal na noite da última sexta-feira (10)
Solenidade realizada na Câmara Municipal na noite da última sexta-feira (10)

 
Autores - Os vereadores Demerson Dias e Alba Lucena destacaram os relevantes serviços prestados pelo homenageado e a Família Oliveira Lima para a cidade de Presidente Prudente. A Unoeste é uma empresa que emprega milhares de pessoas, atualmente são mais de 2 mil funcionários diretos, e é também responsável pela formação profissional em diversas áreas do conhecimento, já se formaram nos 46 anos de história mais de 90 mil profissionais.

“Quando pensei em propor o projeto conversei com a Alba e unimos as forças, pois entendemos que seria uma honraria importante para alguém que muito tem feito pelos prudentinos”, disse Demerson. Já a vereadora lembrou que a homenagem significa uma “adoção oficial, pois a pessoa passa a ser um irmão, um conterrâneo”.

Os vereadores reforçaram a importância de Cesar Lima e família nas iniciativas voltadas para a educação, saúde e cultura, que possibilitaram o desenvolvimento de Prudente. O presidente da casa, o médico Ênio Perrone, resgatou na memória a imagem do bairro Jardim Bongiovani: “não tinha nada. A implantação da universidade impulsionou tudo”.
 
 
Espelho - O diretor das Faculdades de Medicina da Unoeste, o médico Gabriel de Oliveira Lima Carapeba, que é sobrinho de Cesar Lima, falou de sua imensa felicidade, pois considera a homenagem justa. “Tenho a oportunidade de estar muito próximo dele e o considero um espelho! É alguém que tiro minhas dúvidas, aprendo muito, um grande professor. Uma pessoa que chegou aonde chegou sem precisar entrar para a vida pública, se tornando um cidadão respeitado por todos”.

Na solenidade, Cesar Lima ainda lembrou com carinho o pai, Agripino Lima, que faleceu em março deste ano, mas que deixou um grande legado para a região. “Meu pai era um homem de fé, temente a Deus e apegado à família”. Também salientou o crescimento da Unoeste, que iniciou suas atividades em salas do Colégio Cristo Rei e atualmente tem mais de 70 cursos de graduação, entre presenciais e a distância, cerca de 20 mil estudantes, sendo considerada uma das melhores universidades particulares do Brasil, segundo as avaliações do MEC.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem