CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Futuros fisioterapeutas participam de congresso nacional

Realizado em Goiânia (GO), de 4 a 8 de agosto, evento reuniu principais nomes das áreas de pneumologia e respiratória


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Futuros fisioterapeutas participam de congresso nacional
Docente Aline Ceccato com os alunos participantes do evento organizado pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT)

Mais de 200 palestrantes, entre convidados, nacionais e internacionais marcaram presença no 39º Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia e 15º Congresso Brasileiro de Endoscopia Respiratória, evento tradicional que em 2018 foi realizado no Centro de Convenção de Goiânia (GO), de 4 a 8 de agosto. A Unoeste não podia ficar de fora! A universidade apresentou nove trabalhos científicos, em forma de comunicação oral e pôster, frutos de pesquisas do curso de Fisioterapia.
 
Alunos da graduação, sob a supervisão da docente Aline Duarte Ferreira Ceccato, se dividiram para abraçar os temas do pré-congresso, espalhados pelos auditórios do evento promovido pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). “É o maior congresso nacional na área de pneumologia e a atuação de fisioterapia respiratória é bastante valorizada neste evento”, de acordo com a professora. Ela explica que a presença aumenta a visibilidade científica da Unoeste e demonstra que as atividades estão trazendo resultados importantes para a saúde. “Possibilita a atualização profissional e amplia a visão do acadêmico por meio dos relatos de experiências de outros profissionais”, afirma Aline.
 
A acadêmica do 10º termo Isabela Cristina Duarte Araújo, 26, participou do congresso pela primeira vez, e chegou marcando presença. Ela está envolvida em três trabalhos científicos apresentados. “Foi um susto. Fomos com o intuito de levar trabalho, mas não imaginávamos que todos seriam aprovados. É uma sensação de dever cumprido. É muita gente de referência, que a gente respeita olhando nossos trabalhos”, detalha a estudante que comprovou estar no caminho certo. “Assisti uma palestra com um especialista de referência no país e notei que tudo que ele falou de aplicação, é o que estamos fazendo na prática”, destaca Isabela.
 
Confira a lista de trabalhos apresentados pelos representantes da Unoeste:
 
Comunicação oral
- Relação entre capacidade funcional e função pulmonar de idosos residentes em uma instituição de longa permanência na cidade de Presidente Prudente (SP).
 
- Verificação dos efeitos ventilatórios e hemodinâmicos agudos com o uso do sistema fechado de aspiração traqueal (SFAT)
 
- Aplicação do reflexo de estiramento costal durante ventilação mecânica invasiva
 
Pôsteres
- Efeitos de exercícios físicos associados à terapia cognitiva comportamental na cessação tabagística
 
- Percepção de imagem corporal em pacientes com DPOC e sua relação com níveis de atividade física: estudo observacional
 
- Risco de quedas em idosos com DPOC atendidos em unidade de saúde da família
 
- Avaliação do perfil metabólico dos indivíduos com DPOC, aos e obesidade
 
- Efeitos do tratamento combinado sobre a força e capacidade funcional de idoso com DPOC: estudo de caso
 
- Treinamento combinado em academias ao ar livre e a percepção da qualidade de vida dos idosos com DPOC: estudos de casos

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem