CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste inaugura primeiro curso de Medicina em Jaú

Aula inaugural, nesta quinta-feira (2), reuniu alunos, familiares e contou com a presença de autoridades públicas das diferentes esferas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Unoeste inaugura primeiro curso de Medicina em Jaú
Cerimônia marca início da Faculdade de Medicina de Jaú

O dia 2 de agosto de 2018 marca um novo ciclo para o município de Jaú! É que agora, oficialmente, a cidade conta com a tão sonhada Faculdade de Medicina. A conquista reflete na expectativa pela melhoria do serviço de saúde regional, fato comemorado por toda a população. A aula inaugural do novo curso oferecido pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) ocorreu nesta quinta-feira (2), no Auditório do Hospital Thereza Perlatti, reunindo funcionários, professores, alunos da 1ª turma da Medicina de Jaú e seus familiares, e contou com a presença de autoridades públicas das mais diferentes esferas.
 
“Quero parabenizar, principalmente, aos novos alunos de Medicina e a todos os familiares que também fazem parte dessa grande conquista na vida de vocês. Todos são vitoriosos”, enfatizou o diretor da Faculdade de Medicina da Unoeste, o médico Gabriel de Oliveira Lima Carapeba, ao dar as boas-vindas a todos os presentes na cerimônia. O diretor destacou o principal papel do médico na sociedade, “que é levar amor e acolhimento ao paciente e seus familiares. Médico significa cuidar, e o seu principal papel é oferecer o melhor atendimento a quem precisa”.
 
Carapeba também resgatou o início dessa nova fase em Jaú, quando a universidade recebeu a confirmação do Ministério da Educação (MEC) para a implantação da Faculdade de Medicina no município. “Eu logo vim conhecer pessoalmente a cidade e fui muito bem recebido pelas autoridades políticas, em especial pelo prefeito [Rafael Lunardelli Agostini]”, ressaltou na ocasião. Logo depois, entregou uma placa de homenagem em agradecimento ao chefe do Executivo.
 
Representando o governador de São Paulo, Márcio França, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Ricardo Bocalon, reforçou a importância do curso médico para o desenvolvimento regional e enalteceu a qualidade da Unoeste. “É uma instituição respeitada, que muito contribui com o Estado, pois temos as melhores instituições de ensino aqui”, destacou.
Foto: Ector Gervasoni Composição da mesa principal: Reitoria da Unoeste, prefeito de Jaú e secretário estadual
Composição da mesa principal: Reitoria da Unoeste, prefeito de Jaú e secretário estadual
 
O prefeito de Jaú, Rafael Lunardelli Agostini, durante discurso, definiu o momento como “o mais importante nesses quase 20 anos de vida pública, mais importante do que as duas vezes que fui eleito”. Agostini frisou o quanto o governo de Jaú trabalhou para receber um curso médico na cidade, e nesse processo muitos parceiros contribuíram, dentre eles as entidades hospitalares da cidade. “Agradeço à Unoeste, que sempre desenvolveu um trabalho muito profissional, com uma excelente equipe de apoio. Talvez esse seja o maior legado que o meu governo deixa para o município. A cidade de Jaú recebe a Unoeste, todos seus alunos e familiares de portas abertas”.
 
Augusto Cesar de Oliveira Lima, diretor geral da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec – mantenedora da Unoeste), enfatizou a satisfação em conhecer a 1ª turma da Faculdade de Medicina de Jaú. “Vocês podem ter certeza que entraram em uma das melhores universidades do Brasil! Sei que como estudantes vocês encontrarão dificuldades em algumas disciplinas no começo, mas com dedicação e muito estudo vocês vão superar. Seis anos passam voando, então, aproveitem tudo que oferecemos. Aqui vocês terão contato com os melhores equipamentos e materiais do mercado e serão muito bem preparados”, disse.
 
O diretor geral lembrou também da tradição da Unoeste, que em 2018 completa 46 anos de história em Presidente Prudente. “Temos cursos em todas as áreas do conhecimento, somos a 5ª melhor universidade particular do Brasil (IGC/MEC) e temos o 3º melhor curso particular de Medicina do Estado (Folha RUF)”, destacou.
 
Também participaram da aula inaugural os pró-reitores da Unoeste, Dr. José Eduardo Creste (Acadêmico), e Dr. Adilson Guelfi (Pós-graduação, Pesquisa e Extensão), professores e funcionários da universidade em Presidente Prudente e Jaú, além de autoridades políticas da região, como prefeitos, secretários e vereadores de várias cidades, bem como representantes de entidades como Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo), Associação Paulista de Medicina (APM), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e dos hospitais Thereza Perlatti, Santa Casa e Amaral Carvalho. Após a cerimônia de abertura, as autoridades conheceram a moderna estrutura construída em ala anexa ao Hospital Thereza Perlatti, e que acolherá os estudantes até a conclusão das obras do campus próprio da universidade, que ficará em área próxima ao Shopping Território do Calçado. Inclusive, os trabalhos de terraplanagem iniciaram essa semana no local.
 
Recepção – Após a solenidade com as autoridades, alunos e familiares foram recepcionados pela equipe da Unoeste com uma programação especial, em momento apresentado pela professora doutora da Faculdade de Medicina de Jaú, Amanda Costa Ribeiro Risso. O coordenador do curso médico, Renato Felix, conduziu a cerimônia do jaleco, em que os futuros médicos colocaram, pela primeira vez, o acessório que será como uma “segunda pele” enquanto estudantes e profissionais. Esse momento teve ainda a participação dos alunos da Medicina Presidente Prudente Flávia Godoy (Diretório Acadêmico) e Jânio Cardoso Rosa Júnior (Atlética). Em seguida, houve uma conferência com o capitão do 27º Batalhão da Polícia Militar do Interior, Fábio Domingues Pereira e o fechamento das atividades do período da manhã com um culto ecumênico.    

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem