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Livro oferece subsídios sobre inovação no processo educativo

Produção científica de grupo de pesquisa é realizada junto ao Programa de Mestrado em Educação da Unoeste


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Foto: João Paulo Barbosa Livro oferece subsídios sobre inovação no processo educativo
Doutoras Carmen Lúcia e Raimunda: organizadoras do livro

O livro “Práticas Educativas e Inovação” oferece elementos de estudo sobre inovação em práticas educativas, representando significativa contribuição aos profissionais do ensino nos diferentes níveis da educação básica e do ensino superior, em tempos de avanços em novas tecnologias.
 
A publicação, que acaba de ser lançada, é o resultado de trabalhado coletivo desenvolvido nos últimos dois anos em estudos e pesquisas do grupo “Contexto escolar e processos de ensino e de aprendizagem: ações e interações” (Contepea), mantido junto ao Programa de Mestrado em Educação.
 
O grupo é composto por professores e alunos da graduação e pós-graduação da Unoeste e da Unesp, junto com professores de ensino fundamental e médio em escolas públicas. Esse caráter interinstitucional atende requisitos de avalição institucional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
 
A produção científica foi construída na Unoeste, com cadastro no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), atualmente vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O lançamento ocorreu nessa quarta-feira (30), no auditório Azaleia, no campus II.
 
A líder e vice-líder do Contepea, as doutoras Raimunda Abou Gebran e Carmen Lúcia Dias, são organizadoras da publicação pela Appris Editora. O prefácio é da Dra. Ilma Passos Alencastro Veiga, professora emérita da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.
 
O texto “Inovação e conservadorismo na educação brasileira”, tem as assinaturas de Jorge Luís Mazzeo Mariano e Elaine Gomes Ferro. “O Logbook como procedimento de ensino e de aprendizagem na educação médica” tem autoria de Ana Teresa Maia de Araújo e Raimunda Abou Gebran.
 
“Práticas inovadoras na escola pública e o trabalho com as práticas morais na contribuição para o desenvolvimento intelectual e moral dos alunos” é o título de texto produzido por Verônica Nogueira Vanni, Valéria Anésia Brumatti Jacon e Carmen Lúcia Dias.
 
Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros é a autora de “Brinquedoteca: os ateliês Freinet e a formação inicial de professores”. Sidnei de Oliveira Souza e Jacqueline Pereira dos Santos Souza produziram “Taxonomia das metodologias ativas de ensino de aprendizagem para promoção de práticas inovadoras na educação”.
 
Charlote Louise Varella Rodrigues Zimmerman assina o texto “Sobre a cultura e a história indígena brasileira: uma proposta para aulas de arte no ensino fundamental I”. “Contribuições da semiótica no desafio da construção de relações sociais não excludentes nos processos interlocutores de autistas” é uma produção de Zizi Trevizan.
 
Gisele Silvia Araújo e Manoel Osmar Seabra Júnior assinam “Jogos digitais para estudantes com transtorno do espectroautista: critérios para seleção e adaptação”. Rosemara Perpétua Lopes e Monica Fürkotter: “Inovação e prática pedagógica com TDIC no ensino superior: um olhar sobre cursos de licenciatura em matemática”.
 
Os nove textos, conforme a Dra. Raimunda, surgiram de proposta estruturada para analisar, mediante a pluralidade de olhares dos vários autores, propostas e ações inovadoras capazes de favorecer a melhoria da prática educativa em diferentes níveis de ensino.
 
Serviço – O livro “Práticas Educativas e Inovação” pode ser obtido pela internet, com acesso em sites de busca.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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