CAMPUS:
Presidente Prudente Jaú
Telefone 0800 771 5533
Você está em: Notícias

Unoeste intensifica ações em âmbito mundial

Internacionalização contribui para enriquecer as produções científica e tecnológica


email facebook twitter whatsapp

Foto: João Paulo Barbosa Unoeste intensifica ações em âmbito mundial
Universidade busca parcerias pelo mundo, com projetos que tenham efetividade e sejam capazes de gerar impactos

Está em desenvolvimento na Unoeste um conjunto de ações que promovem relações interinstitucionais de caráter internacional, notadamente no campo da produção científica. Junto aos programas de pós-graduação, pesquisadores vinculados à universidade têm realizado projetos compartilhados com colegas de outros países.
 
“Progressivamente, a política de inserção da maior universidade do oeste paulista no cenário científico e tecnológico mundial vai ganhando corpo. A previsão de algo mais estratégico e consolidado é para cinco anos”, diz o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi. Proposta que envolve graduação e pós-graduação.
 
Existem formalizados nove acordos de cooperação técnica internacionais, todos bilaterais: o que significa trânsito de mão dupla com Portugal, México, Chile, Espanha, Argentina e Uruguai. Além destes países, nos últimos dois anos representantes da comunidade acadêmica da Unoeste integraram congressos e afins, por países de cinco continentes: África, América, Ásia, Europa e Oceania.
 
As relações internacionais já são uma realidade no dia a dia da universidade que conta com o programa interno Unoeste Mundo, pelo qual os cursos estão autorizados a ofertar bolsas de intercâmbio para seus alunos. Várias ações ocorrem junto à Assessoria de Relações Interinstitucionais (ARI), com informações compartilhadas pela rede social Facebook.
 
Dentre os casos pontuais, está o desenvolvimento da startup Analytics2Go, empresa de inteligência artificial que tem um centro de inovação tecnológica na Flórida (EUA) e sua instalação no Brasil ocorre na Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp), envolvendo o pesquisador Dr. Danillo Roberto Pereira,  da Faculdade de Informática (Fipp).
 
No segundo semestre de 2018 também ocorreu o simpósio internacional do mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, e sua coordenadora Dra. Alba Regina Azevedo Arana estabeleceu acordo com o Dr. Antonio Paz Gonzalez, da Universidade de La Coruna (Espanha), e entendimento com a Dra. Rosana del Carmen Hammerly, da Universidade Nacional del Litoral, da Argentina.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem