CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Projeto proporciona saúde e diversão no Lar Santa Filomena

Ações são desenvolvidas por estudantes e professores dos cursos de Informática, Odontologia e Medicina


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Projeto proporciona saúde e diversão no Lar Santa Filomena
Estudante de Odontologia orienta criança a como escovar os dentes

Escovação, orientação sobre saúde bucal, jogos eletrônicos, cuidados com a higiene, infecções sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência e a importância da vacinação. Todas essas ações foram ofertadas na tarde dessa quarta-feira (30) aos atendidos do Lar Santa Filomena, em Presidente Prudente, por conta do projeto “Tecnologia e ação cidadã: sinergia para inclusão social”.

Nos últimos três anos, ao menos uma vez por ano a professora Dra. Édima de Souza Mattos leva esse projeto de extensão universitária para atender crianças e jovens do local, com parte das ações diferenciadas de acordo com a faixa etária de crianças e adolescentes. Cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) pela Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp), o projeto envolve outros cursos.

Nesta ocasião, mais uma vez estiveram juntos os cursos de Medicina e Odontologia da Unoeste, com o envolvimento de 32 alunos e seis professores. Além de Édima, também participaram: Luciana Vasconcelos, Juliane Marsicano, Denise Vasconcelos, Rosana Leal e Luciane Regina Gava Gomes. As ações de orientação foram com palestras e encenações. Sobre a vacinação, por exemplo, foi explicada a importância de proteção contra doenças infectocontagiosas e graves.  

Na exposição feita pelos universitários foi explicado que a vacina estimula o organismo a produzir anticorpos contra bactérias ou vírus causadores de doenças. Também foi falado sobre os mitos de que a higiene dispensa a vacina, que existem efeitos colaterais de longo prazo e que não é preciso vacinar contra doenças consideradas erradicadas. Outros tópicos foram sobre as consequências de não tomar vacina, calendário vacinal e o risco pessoal e coletivo que uma pessoa pode causar por não tomar vacina.

Para as ações foram levadas escova e pasta de dente, sabonete líquido glicerinado, filtro solar e gibis. A participação das crianças e adolescentes foi intensa, com acompanhamento de professores e outros funcionários do Lar Santa Filomena que presta serviços de proteção social básica para meninos e meninas na faixa etária de seis a 15 anos, e proteção social especial de alta complexidade, de zero a 18 anos.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem