CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Consciência Negra é tema do Desfile de Estilos da Estética

Evento, que está em sua 5ª edição, trouxe para as passarelas um show de criatividade e beleza; atividade foi realizado no Teatro César Cava da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Consciência Negra é tema do Desfile de Estilos da Estética
Look conceitual do estilo criativo foi inspirado nas rainhas do Ilê e nas negras escravizadas

“Celebrado em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra relembra a importância de se refletir sobre a posição dos negros na sociedade. Tal expressão designa a percepção histórica e cultural que os negros têm de si”. Esses trechos marcaram a abertura do 5º Desfile de Estilos do curso de Estética e Cosmética da Unoeste. Nessa edição, a temática esteve em evidência nas passarelas por meio dos looks criados pelos próprios estudantes. O evento foi realizado na noite dessa terça-feira (12), no Teatro César Cava, campus I da universidade.
 
Divididos em 16 grupos, os 1º e 2º termos trouxeram para o desfile o aprendizado da disciplina Imagem Pessoal e Visagismo. Toda a plateia e o júri presente visualizaram apresentações criativas e autênticas. O estilo clássico evidenciou a jornalista Gloria Maria e Martin Luther King Jr., já o esportivo trouxe o basquetebol de Michael Jordan e o ator Lázaro Ramos. No estilo romântico lembrou-se de Tiana, a primeira princesa negra da Disney e Iemanjá, enquanto no sexy, as escravas e as baianas do Candomblé subiram às passarelas. O estilo dramático foi destacado por meio da religião Vodum e do tráfico negreiro, enquanto o criativo enfatizado pelo bloco Ilê Aiyê e a Cleópatra. Por fim, o estilo contemporâneo trouxe as cantoras Iza e Ludmilla e o natural resgatou o filme Rei Leão e Zumbi dos Palmares.
 
A professora responsável pela atividade, Joandelle Cristina da Silva Barcelos explica que foi proposta a construção de uma imagem pessoal envolvendo a vestimenta, a maquiagem e o penteado. “Por meio do tema Consciência Negra, elas escolheram referências para representarem os estilos que foram previamente sorteados. Trabalharam também outros aspectos que foram desde o desenvolvimento do texto até as trilhas sonoras das apresentações”.
 
Foto: Gabriela Oliveira Look usual do estilo esportivo destacou o basquetebol de Michael Jordan
Look usual do estilo esportivo destacou o basquetebol de Michael Jordan

Ela comenta que cada grupo desenvolveu dois looks: o conceitual e o usual. “Foram utilizados materiais de reuso, customizações e muita criatividade. Esse desfile é o desfecho de um trabalho que teve início durante as aulas, prosseguiu para a fase de planejamento e contou com a etapa de produção da maquiagem e do penteado. Após cada apresentação, um júri avaliou critérios específicos. No look conceitual foram analisados o conceito, a referência, o figurino e beleza, a criatividade, além da coerência e estilo. Já no look usual, as notas foram para o look, imagem projetada, figurino e beleza, criatividade e, por fim, coerência com o estilo”.
 
Joandelle acrescenta que o evento alcançou proporções que mobilizam toda a graduação. “As acadêmicas dos outros termos também auxiliam na logística deste evento, proporcionando um intercâmbio ímpar de informações e conhecimentos. Além disso, o evento atrai uma plateia diversificada com familiares, amigos e acadêmicos de outros cursos da universidade”.
 
Amanda Lage é do 1º termo e o seu grupo trouxe a cantora Ludmilla como representação do estilo contemporâneo. “Apesar de estarmos no início da graduação, tivemos a chance de participar de uma atividade tão completa e desafiadora. Foi enriquecedor”. Teve gente da comunidade externa que também participou da atividade, como a Mariana Leonel dos Santos. Ela conta que a irmã Fernanda, que estuda na graduação, a convidou para ser modelo. “Representei o estilo criativo por meio do bloco Ilê Aiyê. Gostei muito da experiência e espero iniciar os meus estudos nesse curso no próximo ano”, revela.
 
Convidados
De acordo com Joandelle, o júri foi composto por profissionais e docentes que entendem da área e do tema abordado no evento. Participaram como jurados a Bruna Corral Garcia de Araujo (coordenadora da graduação), Valéria Cardoso Moreira (docente da graduação), Veridianna Cristina Teodoro Ferreira (coordenadora do curso de Design de Moda da Unoeste), Julio César Gonçalves (Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente), Marcelo Alexandre (coordenador de concursos de beleza como Miss São Paulo Be Emotion 2018 e 2019), Letícia Akiyama (Personal Stylist e visagista em boutiques de luxo de Presidente Prudente e Personal Shopper) e Sonia Elizabeth Ferreira dos Santos Bazan (cabeleireira especialista em cabelos afros e cacheados).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem