CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Maior impacto de extensão em UBS se dá com doentes crônicos

Pelo menos 70% dos hipertensos e diabéticos atendidos na Unidade Básica de Saúde do Brasil Novo conseguem controlar as doenças


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Maior impacto de extensão em UBS se dá com doentes crônicos
Atividade física com o grupo da caminhada, orientada por alunos do curso de Fisioterapia

São excelentes os resultados da parceria de dez anos entre a Unoeste e Secretaria Municipal de Saúde para oferta de serviços aos usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) “Dr. Miguel Roberto Krasuscki”, no bairro Brasil Novo, zona norte de Presidente Prudente. Possivelmente, o mais significativo seja o trabalho com o grupo de hipertensos e diabéticos, com 70% conseguindo controlar as doenças. 

Acompanhamento contínuo e humanizado, incluindo orientações e atendimentos, permitiu alcançar esse alto índice, de acordo com a responsável pelo Programa de Extensão em Promoção à Saúde, professora Ilse de Lima Arruda Storel. Por conta da rotatividade, não é possível estimar um número de usuários que se beneficiaram com o programa de 2009 para cá. Porém, o percentual elevado reflete não apenas uma situação de momento, mas todo um processo de educação à saúde, cujos beneficiados atuam como agentes multiplicadores. Além do que, o programa não se restringe ao grupo em questão, mas toda a comunidade de mais de 4 mil moradores. Os serviços prestados pela Unoeste envolvem estudantes de cursos da área de saúde, orientados e acompanhados por professores.

Foto: João Paulo Barbosa Professora Ilse: 70% dos hipertensos e diabéticos conseguem manter as doenças sob controle
Professora Ilse: 70% dos hipertensos e diabéticos conseguem manter as doenças sob controle

Nesta quarta-feira (20), nas últimas atividades antes do recesso de final e começo de ano, pela manhã, foi feito trabalho sobre alimentação saudável, envolvendo Ilse pelo curso de Medicina e a professora Ana Paula Coelho Figueira Freire juntamente com alunas do curso de Fisioterapia. A alimentação correta é essencial no controle da hipertensão e do diabetes, aliada a outros cuidados e à caminhada.

Cuidados de baixo custo e sem contraindicação fazem parte do rol de serviços de extensão universitária, como é o caso do emprego da técnica de auriculoterapia mediante o uso de sementes para pressionar pontos sensíveis das orelhas das pessoas, o que gera benefícios à saúde, incluindo a melhora da circulação sanguínea. Serviço prestado pelo curso de Estética e Cosmética em integração multidisciplinar com a aplicabilidade dessa técnica complementar.

Outros cursos envolvidos no programa são os de Farmácia, Biomedicina, Psicologia, Medicina Veterinária, Odontologia e Fonoaudiologia. As ações são multidisciplinares e ocorrem diariamente, de segunda a sexta-feira. Também são feitas visitas domiciliares e atendimentos na creche e na escola do bairro. Durante o recesso dos universitários, que vai de 20 de novembro a 20 de fevereiro, os usuários continuam sendo acompanhados pela equipe da UBS. O curso de Medicina volta mais cedo, no dia 20 de janeiro de 2020.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem