CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Pesquisa é o foco de congresso internacional sobre educação

Evento com duração de três dias ocorre em 2ª edição pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Pesquisa é o foco de congresso internacional sobre educação
Dr. Angelo Ricardo de Souza proferiu a conferência de abertura do congresso

Iniciado nesta segunda-feira (11) e com prosseguimento até quarta-feira (13), o 2º Congresso Internacional de Educação da Unoeste conta com ampla programação e envolve mais de 250 inscritos.  O evento mobiliza 19 pesquisadores convidados da Argentina, Brasil, Espanha, Inglaterra e México.

Na cerimônia de abertura, realizada pela manhã no Teatro César Cava, o coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação Dr. Marcos Vinicius Francisco disse que representantes das cinco regiões brasileiras estão envolvidos no congresso e que são 80 trabalhos de pesquisa aprovados para serem apresentados.

Ao fazer a saudação de boas-vindas em nome da Reitoria, o Dr. José Eduardo Creste disse que a Unoeste tem a compreensão de que não se fala em crescimento socioeconômico sem falar primeiro em educação e, nesse sentido, tem contribuído em níveis regional, estadual e nacional.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi disse que os impactos da produção científica sobre educação alcançam os mais diferentes níveis, inclusive os melhores indicadores econômicos. “Educação é menos violência e é mais desenvolvimento”, pontuou.

A coordenadora pedagógica institucional professora Darcy Alessi Delfim classificou como importante o tema do congresso: “A pesquisa em educação e seus impactos no desenvolvimento”. Ao se referir ao conferencista da abertura, disse que a Unoeste precisa dessa fala com o representante da Capes.

É que o Dr. Angelo Ricardo de Souza, com doutorado em educação e pesquisador vinculado à Universidade Federal do Paraná (UFPR) atua como coordenador adjunto da área de educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação (MEC).

Ao falar sobre pesquisa e educação escolar, disse que a dinâmica da escola o muito que permite é usar a pesquisa para incorporar na sala de aula. Porém, o aconselhamento é de que a escola não seja vista apenas como ambiente de reprodução, mas também de produção do conhecimento para aplicar e renovar convicções.

A programação do simpósio conta com conferências, mesas-redondas, minicursos e apresentações de trabalhos. A primeira participação internacional ficou com o Dra. Guadalupe Poujól Galván, da Universidade Pedagógica Nacional do México. Apesar de sua conferência ser à noite de segunda-feira, à tarde ela esteve em algumas atividades.

O Dr. Jordi Quintana Albalat, da Universidade de Barcelona, fará a conferência de quarta-feira. O Dr. Mathew Richarmond, da Escola de Economia de Londres/Inglaterra, e o Dr. Pablo Martin, da Universidade Nacional do Litoral, na Argentina, participam de mesas-redondas na terça-feira.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem