CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Idoso na era digital é tema de conferência

Inclusão e socialização são alguns dos benefícios da tecnologia para a longevidade


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Idoso na era digital é tema de conferência
Conferência promovida pela Rede Amigo do Idoso de São Paulo, no Teatro César Cava

Em poucos anos, o Brasil terá mais idosos do que crianças e adolescentes. Seguindo essa tendência mundial, entidades, associações, universidade e sociedade civil precisam se unir cada vez mais para que a população acima dos 60 anos viva bem, com qualidade de vida. A tecnologia pode ser uma grande aliada nesse aspecto. A Unoeste recebeu, nessa quinta-feira (5), a conferência “Comunicação e Longevidade”, ação realizada pela Rede Amigo do Idoso de São Paulo (Raisp) em várias cidades do estado com população acima de 50 mil habitantes.
 
A atividade ocorreu no Teatro César Cava, no campus I, e contou com a participação de idosos e representantes de entidades, do Centro de Referência do Idoso, Hospital Regional, além de estudantes de cursos da área da saúde da Unoeste. Também esteve presente a secretária municipal de Assistência Social, Luzia Fabiana Sales Macedo. O tema central foi abordado pelo estudioso dos impactos da ciência e da tecnologia na longevidade e influenciador 50+, Ricardo Mucci, que é diretor geral da Raisp; e o tema “Uma Rede Para Todos” foi tratado pelo profissional de Tecnologia da Informação José Geraldo Magalhães, o qual também falou da importância das redes sociais como instrumento de inclusão e socialização.

Ricardo explica que o projeto da rede tem duas ações: as conferências, que neste primeiro momento ocorrem em 15 cidades-polo de São Paulo; e o portal, onde as pessoas podem interagir. “A ideia é que os idosos sejam protagonistas através das mídias sociais. Então trago a importância da comunicação para entender a longevidade, porque as questões vão além de médico, medicamentos, farmácia e hospital. Queremos falar sobre qualidade de vida, inovações e tecnologias. Nosso desafio é comunicar, compartilhar informações com a população para que todos possam entender melhor o presente e ter uma ideia do futuro que nos aguarda”, ressalta.
 
José Geraldo comenta que a população que mais cresce nas redes sociais também é a idosa. Segundo ele, hoje são mais de 30 milhões de idosos no Brasil. Só no estado de São Paulo são 7,5 milhões, desses, 28% estão na internet, ou seja, são 2,5 milhões de idosos conectados. “Por isso a ferramenta que investimos no nosso site é voltada para as pessoas participarem, reunindo em um único lugar documentos como leis, estatutos entre outros relativos ao idoso, e também permitir que nesse local as pessoas possam colocar seus conteúdos, mostrando o baile que frequentam, o buraco da rua, enfim, que elas não sejam somente consumidoras de conteúdo. Além disso queremos promover o encontro de gerações”. 

Para a professora da Unoeste Dra. Larissa Sapucaia Ferreira Esteves, a Rede Amigo do Idoso traz a ideia de trabalho articulado, integrado, de composição de grupos de trabalho a favor da pessoa idosa. “A Unoeste tem participado ativamente dessas composições de grupos, por exemplo, a universidade está diretamente envolvida com a questão do Conselho Municipal do Idoso e participa da conferência e fórum municipal do idoso. A Unoeste tem o projeto +Terceira Idade com várias ações aqui, existem as ligas acadêmicas que abordam o envelhecimento, além da residência multiprofissional do idoso. A universidade já tem essa lógica de trabalho em rede, que precisa juntar-se a outras pessoas para o trabalho ficar maior, ganhar mais visibilidade e efetividade”, salienta.
 
A aluna da Fisioterapia Franciele de Souza Oliveira, que está seguindo para o 9º termo e participa da Liga Acadêmica Multiprofissional de Envelhecimento Humano, a discussão foi construtiva. “Foi importante para nós, estudantes, e também para os próprios idosos aqui presentes. Porque precisamos entender melhor como abordar a importância da tecnologia para eles e, por outro lado, eles também precisam estar atentos aos riscos trazidos pela internet. Sempre me interessei pela geriatria, então é sempre bom buscar conhecimentos nessa área”, acrescenta.
 
Raisp
Criada pela Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (Fapetec), a Rede Amigo do Idoso de São Paulo tem como objetivo tornar-se um canal de comunicação e relacionamento entre conselhos municipais, gestores públicos, sociedade civil, iniciativa privada e a população em geral sobre os desafios da maturidade e da longevidade. Acesse o site e saiba mais.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem