CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Iniciativa inédita oferece contribuição ao setor de sementes

Unoeste disponibiliza conhecimento científico ao ramo forrageiro, para alavancar produção com mais qualidade


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Iniciativa inédita oferece contribuição ao setor de sementes
1º Workshop de Nutrição e Adubação de Forrageiras para Produção de Sementes, no auditório Ipê

Em seu papel de desenvolver e disseminar o conhecimento, a Unoeste abre um campo ainda não explorado na relação com o setor produtivo, que é o de oferecer ciência para que aqueles que atuam no ramo de sementes forrageiras consigam produzir mais e com qualidade, agregando valor ao produto brasileiro de consumo nacional e internacional.
 
No Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Agronomia, por iniciativa do professor de Nutrição de Plantas Dr. José Eduardo Creste e com o envolvimento de alunos do mestrado e doutorado foi realizado na manhã dessa sexta-feira (6) o 1º Workshop de Nutrição e Adubação de Forrageiras para Produção de Sementes.
 
A ampla abordagem sobre a temática possibilitou atender a proposta do evento inédito no Brasil, conforme Creste disse na abertura e afirmou que mais uma vez a Unoeste está cumprindo com o seu papel social, contribuindo com um segmento tão importante na área do agronegócio, que tem sido o carro-chefe da economia do país.
 
O professor e pró-reitor Acadêmico elogiou a comissão organizadora pela excelência na produção do workshop que, inicialmente, seria atividade em sala de aula. Quem fez essa revelação foi o doutorando Izio Barbosa de Oliveira, contando que as ideias foram se expandindo e o evento ganhou em proporção do conteúdo e de participantes.
 
Foto: João Paulo Barbosa Composição da mesa: Izio Barbosa de Oliveira e os doutores Creste, Guelfi e Tiritan
Composição da mesa: Izio Barbosa de Oliveira e os doutores Creste, Guelfi e Tiritan

Para a mestranda Stephanie Midori, foi uma oportunidade de envolver vários atores da cadeia produtiva e com isso acabou, inclusive, beneficiando o networking. Pelo que tem visto em aula e em razão do workshop confessou ter seu interesse despertado para a área de produção de sementes que é grande e ainda pode crescer mais.
 
Pela Associação Nacional de Produtores de Sementes (Anprosem), a secretária executiva Sandra Ferreira esteve envolvida em três condições: como representante da entidade, como palestrante e como estudante do mestrado. Ela disse que as maiores empresas do setor no país estão na região de Presidente Prudente.
 
Somente no comércio interno são movimentos por ano R$ 560 milhões de reais, sem que haja estimativa de exportação. Porém, há certeza do crescimento com a manutenção de vendas para agropecuaristas da América Latina e África do Sul, agora acrescida da compra por europeus e do interesse do Catar, no continente asiático.
 
A programação contou com seis palestras e o fechamento foi feito com mesa-redonda envolvendo todos os palestrantes e mediada por Wellington Eduardo Xavier Guerra, pelo Grupo de Pesquisa Agropecuária do Oeste Paulista (Gpagro), um dos envolvidos na parceria pela realização do workshop.
 
Também estiveram envolvidas as empresas Matsuda, SuporteAgro e Soesp; com  o apoio da Coordenadoria de Desenvolvimento Regional Sustentável (CDRS), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O público foi formado por estudantes de pós-graduação, graduação e profissionais da área.  
 
A mesa para composição da cerimônia de abertura foi composta por Creste, pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi, o coordenador da graduação e pós-graduação em Agronomia Dr. Carlos Sérgio Tiritan e Izio Barbosa Oliveira, representando a comissão organizadora.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem