CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Ordem DeMolay mobiliza jovens em ação de formação cidadã

Realização de ação social no entorno da Cohab leva serviços para a comunidade e tem participação da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Ordem DeMolay mobiliza jovens em ação de formação cidadã
Aferição de pressão arterial: foram atendidas 110 pessoas


Alguns jovens estiveram envolvidos em ação de formação cidadã, com a realização do Dia ‘D’eMolay, na manhã desse domingo (17), na Praça da Juventude “Lucas Nalini Paschoalin”, localizada em região limítrofe de alguns bairros, dos quais o mais conhecido é a Cohab. A Unoeste esteve presente entre os vários parceiros do Capítulo Presidente Prudente da Ordem DeMolay, realizador do evento.
 
Houve a prestação gratuita de serviços e a oferta de atividades de lazer e recreação.  A contribuição da universidade envolveu alunos e professores dos cursos de Psicologia, Nutrição, Farmácia, Medicina, Direito, Odontologia e Fisioterapia. Entre as atividades, foi feito teste de glicemia, aferição de pressão arterial, teste de função renal, além de orientação sobre câncer de pele e uso de protetor solar.
 
Também ocorreram atendimentos de exame bucal e aplicação de flúor, orientação sobre saúde mental, prevenção de doenças relacionadas ao tabagismo, orientação jurídica, orientação profissional e sobre o primeiro emprego. Em meio a centenas de beneficiados, esteve o aposentado Mauro da Silva, morador do jardim Sabará. Aos 82 anos, ele revelou que possui alguns problemas de saúde.
 
O maior problema de Silva no momento está na dor nas costas. “Já fui ao médico da UPA [Unidade de Pronto Atendimento, que fica no bairro Ana Jacinta]. Ele me consultou e receitou alguns remédios. Tomei e a dor reduziu, mas não passou. Agora, orientado pelos meninos e meninas [estudantes] da Fisioterapia, vou procurar o atendimento de um especialista. Foi muito boa a orientação que me deram”, disse.
 
Para o mestre conselheiro do Capítulo, Bruno Cortez, proporcionar atendimento às pessoas como o senhor Mauro da Silva é uma oportunidade de ajudar ao próximo e o sentimento é de felicidade.
 
O mestre conselheiro nacional Guilherme Scian escolheu estar em Presidente Prudente para participar do Dia ‘D’eMolay realizado no mesmo dia em todo Brasil. “Aqui é feito um trabalho bem grandioso, muito bem organizado e que atinge os objetivos de ajudar ao próximo”, afirma. Ele avaliou o envolvimento da Unoeste e dos demais parceiros como algo positivo.
 
A diretora do curso de Psicologia, Dra. Regina Gioconda de Andrade, destacou a contribuição do evento para com a formação cidadã do jovem DeMolay e dos estudantes universitários. “Ações como esta contribuem com a sociedade, mas especialmente com a formação dos jovens para a cidadania, através de valores morais e com desenvolvimento de habilidades como planejamento e organização, tomando decisões e administrando o evento com fundo social, voltado para fazer o bem de outras pessoas”, salienta a diretora que ainda disse que os universitários estiveram envolvidos com o mesmo propósito.
 
As estudantes de psicologia Silviane Pereira Lopes e Mariana Chizzolini contaram que ofereceram atendimento básico e, em alguns casos, as pessoas foram orientadas a procurar a Clínica Escola, no campus II.
 
Dentre os profissionais voluntários, esteve atuando a cirurgiã dentista egressa da Unoeste, Luciana Scaraboto, na condição de mãe de Pedro Henrique, de 17 anos, que é estudante de biomedicina na mesma instituição. “É maravilhoso poder trazer serviços para a população juntamente com os jovens DeMolay”, pontua.
 
Entre outros serviços, o evento contou também com oferta de corte de cabelo, além de atendimento no ônibus da Associação de Apoio ao Portador de Câncer. Como parte do lazer e recreação, teve aula de dança, atividade física com zumba e cama elástica.
 
Balanço – Cortez anunciou no começo da tarde desta segunda-feira (18) que foram prestados no Dia ´D´eMolay em Prudente 1.464 atendimentos. Conforme a Dra. Regina, foram 1.245 pela Unoeste, o que representa 79,7%, incluindo o envolvimento com voluntários e parceiros, como é o caso da Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico (Carim). 
 
Pelo segundo ano consecutivo foi realizado o Dia ´D´eMolay e novamente com a participação da universidade. O Capítulo Presidente Prudente completa 30 anos em 2019. São 100 anos da criação ocorrida em março de 1919 nos Estados Unidos, reunindo jovens do sexo masculino dos 12 aos 21 anos de idade. O Capítulo tem o patrocínio da Loja Maçônica 14 de setembro.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem