CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste sedia 1º Encontro Multidisciplinar de Disfagia

Curso de Fonoaudiologia da universidade integrou a comissão do evento promovido pelo Hospital Regional de Presidente Prudente


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Bianca Santos/ AI Hospital Regional Unoeste sedia 1º Encontro Multidisciplinar de Disfagia
Debate contou com a presença de profissionais renomados na área

A Unoeste sediou nesta quarta-feira (20), o 1º Encontro Multidisciplinar de Disfagia. Realizado no Teatro César Cava, campus I da instituição, o evento foi organizado pelo Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo” conta com diversos parceiros, entre eles, a Unoeste, por meio do curso de Fonoaudiologia e a Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente. Ao todo, foram cerca de 400 inscritos entre universitários e profissionais renomados das diversas áreas da saúde.
 
O debate da noite foi mediado pela fonoaudióloga e organizadora do evento, Mariana Passos Rodrigues e contou com a presença de cinco profissionais que compuseram a mesa. Segundo a profissional, o encontro superou as suas expectativas e atingiu boa parte dos inscritos, sendo efetivamente elogiado pelos participantes. “Havia na plateia um público de diversas áreas da saúde, entre elas: fonoaudiologia, odontologia, fisioterapia, nutrição, enfermagem e até mesmo medicina. Esperamos fazer outros eventos como este e agradecemos todo apoio do HR que não mediu esforços para nos ajudar e ao frei por nos apoiar. Foi um evento que deu certo!”, afirmou.
 
A acadêmica do sétimo termo de Fonoaudiologia da Unoeste, Raquel dos Santos Nunes, contou que soube do evento pela graduação e louvou a organização do debate. “Encontros da nossa área não acontecem com tanta frequência e tenho certeza que essa atividade está agregando valor na minha formação e se tiver outra atividade desse tipo, eu participarei”.
 
Foto: Bianca Santos/ AI Hospital Regional Comissão organizadora do evento
Comissão organizadora do evento

Mas afinal, o que é disfagia?
A disfagia pode ser definida como a dificuldade de deglutição. Caracteriza-se por um sintoma comum de diversas doenças. Pode ser causada por alterações neurológicas como o acidente vascular cerebral (AVC) ou derrame, doenças neurológicas e neuromusculares e também alterações locais obstrutivas, como as doenças tumorais do esôfago.
 
Profissionais renomados do debate
Flávia Yuri Shimizu Alcarde, responsável pelo setor de pediatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu.
 
Diogo Gonçalves Ribeiro, médico que atua com ênfase em cirurgia de cabeça e pescoço oncológica.
 
Gabriel Cardoso Ramalho Neto, coordenador do serviço de otorrinolaringologia e cirurgia cérvico-facial do HR e chefe da residência das duas áreas na unidade.
 
Guilherme Zimmerer Lorentz, docente da Unoeste e membro do departamento de pneumologia e cirurgia torácica do HR.
 
James Falconi Belchior, fisioterapeuta e docente de pós-graduação em Fisioterapia Hospitalar e Fisioterapia Cardiorrespiratória da Unoeste e coordenador do serviço de fisioterapia do HR.


Colaboração Assessoria de Imprensa do Hospital Regional

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem