CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Enepe inova com ampliação da utilização de novas tecnologias

Trabalho em vídeo abre oportunidade para pesquisadores de todo Brasil e conferências terão transmissão ao vivo


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Enepe inova com ampliação da utilização de novas tecnologias
Realização de mais uma reunião preparatória do Enepe 2019

Com ampla aderência ao tema “Transformação 4.0: desafios e oportunidades”, as novas tecnologias estão inseridas, de forma mais ampla que em edições anteriores, no 24º Enepe 2019 – Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, realizado pela Unoeste de 21 a 24 de outubro.

Neste ano passa a existir a opção de apresentação oral do trabalho de pesquisa, mediante a produção de vídeo pelo pesquisador. O coordenador executivo do evento, Dr. Jair Rodrigues Garcia Júnior, comenta que o objetivo é possibilitar a participação de produtores científicos das mais diferentes regiões do Brasil.

A inscrição será com artigo completo, para a submissão da comissão científica. Se aprovado, então será solicitado o vídeo e deverá seguir determinados requisitos. Essa produção também será avaliada. Se o projeto precisar ser reformulado, em oportunidade única e retornando aprovado, o passo seguinte será o vídeo.

Mediante o uso dessa tecnologia, a expectativa dos organizadores do Enepe é oferecer a possibilidade para pesquisadores sem condições de deslocamento dos centros, institutos e instituições de ensino superior aos quais estão vinculados. Então, são esperadas mais participações que no ano passado que teve representantes de dez estados brasileiros.

A ideia foi apresentada pelo professor doutorando em educação Diego Ariça Ceccato e obteve a anuência dos demais envolvidos na organização do Enepe 2019. Com o exemplo do que tem sido feito por algumas instituições, os vídeos serão disponibilizados em canal do evento a ser criado na plataforma de compartilhamento YouTube.

Conforme Garcia Júnior, no momento está sendo cogitada a possibilidade de reprodução dos vídeos em telão, em horário específico e em uma determinada sala, com a possibilidade de quem for assistir fazer uma breve discussão sobre o assunto, caso haja interesse.

Outra novidade está na proposta de transmissão ao vivo, também pelo YouTube, das conferências de abertura do próprio Enepe e de seus três encontros: o 16º Encontro Anual de Ensino Superior (Enaens), o 24º Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica (Enapi) e do 17º Encontro Anual de Extensão (Enaext).

A abertura de inscrições para o Enepe 2019 ocorrerá dentro de no máximo 20 dias e, a exemplo de anos anteriores, os valores das inscrições seguirão duas tabelas progressivas: uma com apresentação de trabalho e outra sem. Os que se inscreverem no primeiro prazo, pagarão menos.

A programação está em fase de elaboração e na manhã desta terça-feira (9) foi realizada mais uma reunião preparatória, em uma das salas do prédio da Pós-graduação no campus II. Vários assuntos estiveram em pauta, especialmente sobre nomes e perfis dos conferencistas e palestrantes que estão sendo convidados.

Para este ano também são esperadas as participações de professores e alunos dos dois novos campi da Unoeste, com a oferta de cursos de Medicina em Jaú desde o segundo semestre do ano passado e do Guarujá, onde recentemente teve a aula inaugural da primeira turma.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem