CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Workshop de bandagem funcional é ministrado por colombiano

Realização envolve os cursos de Fisioterapia e Educação Física com a participação de alunos e profissionais 


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Workshop de bandagem funcional é ministrado por colombiano
Aplicação da técnica de bandagem com esparadrapo

Com a finalidade de ampliar o conhecimento e oferecer a prática sobre bandagem funcional, um workshop foi realizado no sábado (18) para profissionais e alunos dos cursos de Fisioterapia e de Educação Física da Unoeste. Os ensinamentos foram ministrados pelo colombiano Santiago Maillane Vanegas.
 
Esteve à frente da organização o professor Dr. Everton Alex Carvalho Zanuto, com formação em ambas as áreas, na condição de coordenador da Liga Acadêmica de Fisioterapia Desportiva (Lafd) e Grupo de Estudo de Fisiologia do Exercício (Gefe). Conforme ele, a iniciativa é dos alunos envolvidos na liga e do grupo.

De acordo com Zanuto, a técnica de bandagem funcional é utilizada para dar suporte a ossos, ligamentos, tendões, músculos, nervos e articulações. Sua utilização tanto pode ser preventiva quanto para tratamento de lesões, com a possibilidade de ser aplicada para pessoas de qualquer idade.
 
Foi exposto durante o workshop que o efeito de aderência da bandagem na pele faz com que haja a descompressão dos tecidos sobre os vasos, permitindo melhor vascularização, diminuindo os metabólitos que podem ficar na região e aumentando a nutrição local.
 
Vanegas abriu o encontro, realizado no Auditório Jasmim, no campus I, dizendo que a bandagem como ferramenta ajuda no tratamento e que uma lesão pode envolver diferentes fatores, entre os quais estão o físico e o psicológico.
 
A decisão pode ser clínica, evidência científica ou por experiência clínica, mas sempre de acordo com a preferência do paciente. A aplicabilidade oferece vários benefícios, seja com a bandagem elástica, rígida ou neuromuscular; de acordo com o Vanegas, que já trabalhou em centro de reabilitação na Colômbia.
 
Com formação em fisioterapia pela Universidad CES (Corporacion para Estúdios em la Salud), Vanegas faz doutorado no campus da Unesp, em Presidente Prudente, com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
 
A previsão inicial era de 50 inscritos, mas as vagas se esgotaram no primeiro dia de abertura das inscrições, de tal forma que foram ampliadas para 60. A parte da teoria foi trabalhada no período da manhã e a prática ocorreu a tarde com metade da turma. A outra metade terá a atividade no próximo sábado (25), na Sala de Aula Prática de Fisioterapia.
 
Para a presidente da liga acadêmica Mylena Lemes Scardino Vieira e o líder do grupo de estudo Rafael Pereira da Silva foi um sonho realizar o evento, alcançar expressiva participação e ver o empenho de cada participante em tirar o maior proveito possível.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem