CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Esporte na comunidade já atendeu mais de 20 mil pessoas

Projeto dos cursos de Educação Física da Unoeste realiza atualmente oficinas de caratê nos bairros prudentinos Morada do Sol e Sabará


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Esporte na comunidade já atendeu mais de 20 mil pessoas
Aulas de caratê ocorrem às terças e quartas-feiras nos núcleos do Cras

Há mais de uma década, o Projeto Cidadania Através do Esporte dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física da Unoeste é uma via de mão dupla. Para os mais de 500 acadêmicos que já passaram pela iniciativa, possibilitou um preparo para a atuação como instrutores na organização, no planejamento e na prática em escolinhas e oficinas oferecidas à sociedade. Para cerca das 21 mil pessoas atendidas, entre crianças, adolescentes e adultos, desenvolveu habilidades e comportamentos positivos para a vida. Atualmente, a iniciativa é desenvolvida por meio de aulas de caratê para crianças e adolescentes atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Criança Cidadã dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros prudentinos Morada do Sol e Sabará.

Ariovaldo de Souza Ribeiro e Carlos Augusto de Carvalho Filho são os professores responsáveis pelo projeto que existe desde 2007. “Promovemos diversas ações esportivas orientadas de caratê, dança, atletismo e esportes coletivos. De acordo com as demandas de cada semestre letivo, programamos o que será desenvolvido”, explica. O docente pontua que as oficinas de caratê são proporcionadas por meio de uma parceria com a Secretaria de Assistência Social de Presidente Prudente que é a responsável pelos núcleos do Cras. “São atendidas 150 crianças e as aulas ocorrem as terças e quartas-feiras”.

Ainda neste semestre, ele acrescenta que os universitários tiveram a oportunidade de participar de iniciativas promovidas pelo Sesc do município. “Nestes eventos os nossos alunos têm a possibilidade de uma formação continuada e de trocarem informações com profissionais da área”.

De acordo com Carvalho Filho, os esportes institucionalizados se tornam verdadeiros laboratórios para a formação integral do ser humano seja pelos aspectos físicos, psíquicos ou sociais. “A gestão do ambiente de ensino faz com que os acadêmicos vivenciem a futura profissão. Por outro lado, esperamos construir nas crianças e adolescentes atendidos, pontes para a sua cidadania, diminuindo assim, o hiato social”.

Foto: Gabriela Oliveira Vivência esportiva agrega habilidades e valores para a formação de crianças e adolescentes
Vivência esportiva agrega habilidades e valores para a formação de crianças e adolescentes

Simone Tomiazzi é a coordenadora técnica pedagógica do SCFV Criança Cidadã. Ela conta que as oficinas de caratê ocorrem há três anos. “Para as crianças e os adolescentes essas atividades de interação são momentos muito ricos e proporcionam um contato com profissionais e estudantes da área”. Acrescenta ainda que durante as cerimônias de troca de faixa do caratê eles também conhecem espaços diferenciados da comunidade. “São práticas que enriquecem a vivência esportiva e agregam habilidades e valores para a formação deles enquanto sujeito cidadãos”.

Balanço – Ao longo destes 12 anos, Carvalho Filho declara que o Cidadania Através do Esporte proporcionou interação junto à comunidade, além de dar suporte em diversas competições. “Apoiamos corridas de rua, competições oficiais de caratê e festivais esportivos de escolas estaduais e municipais. Além disso, promovemos atividades de recreação e lazer em municípios vizinhos como Tarabai, Pirapozinho e Álvares Machado”.

Próximo semestre – De acordo com ele, estão previstas para o 2º semestre de 2019 oficinas de ginástica artística, defesa pessoal para mulheres e iniciação à esgrima. “Estamos em fase de finalização dos trâmites, sendo que essas e outras atividades que poderão surgir serão realizadas no Centro Esportivo do campus II da universidade”, conclui.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem