CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste realiza videoconferência nacional para pesquisadores

Convite foi feito através das Redes Paulista e Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats)


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Erika Foglia Unoeste realiza videoconferência nacional para pesquisadores
Professora Dra. Édima, com os autores do estudo apresentado e demais membros do Nats

O Núcleo de Avaliação Tecnológica em Saúde (Nats), coordenado pelo curso de Medicina da Unoeste, realizou na manhã desta quarta-feira (19), no campus I da instituição, uma reunião transmitida por videoconferência para pesquisadores da área médica, órgãos governamentais da saúde e membros de todo o Brasil ligados às Redes Paulista e Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats). Na ocasião, os docentes da universidade Marcos Natal Rufino e Dr. Hermann Bremer Neto apresentaram o estudo “Prebióticos demonstram efeito robusto como anti-inflamatório na doença inflamatória intestinal”.
 
De acordo com Hermann, o convite para a videoconferência foi feito por parte da própria Rebrats e a ideia de realizar em Presidente Prudente, diretamente da Unoeste, surgiu com o intuito de mostrar que dentro da universidade estão sendo realizados projetos com relevância a nível nacional e internacional.
 
Foto: Erika Foglia Videoconferência foi apresentada para todo o Brasil diretamente da Unoeste
Videoconferência foi apresentada para todo o Brasil diretamente da Unoeste

A pesquisa apresentada, que foi publicada na British Journal of Nutricional (Revista de Nutrição Britânica), em 2018, é uma revisão sistemática que utilizou ratos como modelo experimental. “Essa revisão demonstrou que um alimento funcional prebiótico, quando adicionado na dieta, diminui doenças inflamatórias intestinais. São doenças que estão aumentando muito e ainda há poucos estudos clínicos em humanos, então, a primeira etapa foi realizar os estudos com animais. Porém, os efeitos foram tão benéficos que já há a possibilidade de ser usado em humanos. O alimento funcional não tem prescrição médica, qualquer pessoa pode encontrar e fazer uso do produto”, explica.
 
A coordenadora do Nats e docente da Unoeste, Dra. Édima de Souza Mattos, informa que são realizadas duas videoconferências mensais com a Rebrats. Ela destaca que trazer esse tipo de transmissão para a Unoeste, a nível nacional, além de mostrar a estrutura da universidade, também divulga a qualidade das pesquisas desenvolvidas na instituição. “Só tenho a agradecer a Unoeste, porque tem nos dado toda a assistência para trabalharmos com pesquisa. Não é fácil trabalhar nessa área, mudar mentalidades e a cultura de pesquisadores. É um trabalho muito desafiante”, salienta.
 
Além dos professores autores do estudo apresentado e da coordenadora do Nats, também estiveram presentes o professor membro do núcleo Dr. Luiz Euribel Prestes Carneiro e diversos outros docentes e coordenadores de cursos da saúde da universidade.  

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem