CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Calouros desenvolvem ações pelo Trote do Bem da Unoeste

Cursos promoveram atividades de solidariedade, integração e aprendizado nas primeiras semanas de aula do 2º semestre


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Calouros desenvolvem ações pelo Trote do Bem da Unoeste
Estética e Cosmética desenvolveu ação de doação de cabelos para o Hospital do Câncer

Todo início de semestre, diversos cursos da Unoeste realizam atividades com os alunos ingressantes. O objetivo principal é conscientizá-los sobre os perigos de trotes violentos, além de promover a solidariedade, diversão, aprendizado e integração. Medicina, Estética e Cosmética, além de Arquitetura e Urbanismo foram algumas das graduações que promoveram ações.
 
Já se tornou uma tradição os calouros do curso de Medicina doarem medicamentos para a Farmácia Comunitária, que fica localizada em frente ao ambulatório do Hospital Regional (HR), e alimentos para instituições de caridade de Presidente Prudente. Já no começo do semestre mais de 30 mil medicamentos, 205 kg de arroz, 78 kg de feijão, 71 litros de óleo, 60 kg de macarrão, 95 kg de açúcar, além de 25 pacotes de leite em pó foram arrecadados.
 
Para Louise Garcia, aluna ingressante de Medicina de 18 anos, que doou medicamentos cardiológicos, psiquiátricos e dermatológicos, a ação a deixou muito feliz, pois há alguns anos ela tem acompanhado amigos acadêmicos e já sabia dessa arrecadação. “Acho muito importante participar porque ajudar quem precisa já é um primeiro passo enquanto estudante de Medicina logo no início do curso”, salienta.
 
Foto: Erika Foglia Calouras da Medicina animadas com a entrega de medicamentos para a Farmácia Comunitária
Calouras da Medicina animadas com a entrega de medicamentos para a Farmácia Comunitária

A professora Joandele Cristina da Silva Barcelos é a responsável pela doação de cabelos realizada pelo curso de Estética e Cosmética. Ela explica que esta é a segunda edição da ação. “Tivemos uma adesão muito positiva tanto das acadêmicas da graduação, quanto de outros cursos que também aproveitam o momento para doarem”. Acrescenta que o corte é realizado pelas estudantes do 6º termo. “Todas as doações serão entregues ao Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente”, informa.
 
Taline Fernanda Coelho e Silva é ingressante de Estética e Cosmética. Ela conta que é a primeira vez que doa uma mecha de cabelo. “Achei essa iniciativa superlegal, pois além de termos a chance de fazer um gesto solidário, também podemos interagir com as veteranas”. Quem também aproveitou para participar foi Ravena Aparecida Otaviano, do 4º termo de Ciências Biológicas da universidade. “A gente precisa desapegar. Então, resolvi entregar uma mecha do meu cabelo em prol de uma boa causa”, diz.
 
A graduação em Arquitetura e Urbanismo realizou no último fim de semana a intervenção “O espaço público através das suas leituras e percepções: O caso da praça no bairro João Domingos Netto em Presidente Prudente”. De acordo com a coordenadora Marcela do Carmo Vieira, o local oferece leituras e percepções que auxiliam na formação do estudante e é o único espaço de lazer no bairro, conhecido popularmente como “Praça do wi-fi”.
 
“Realizamos, através de um percurso urbano, reflexões sobre os pontos negativos e positivos do João Domingos Netto, localizado na zona norte de Prudente. Paralela a essa discussão, fizemos uma análise sobre locais que apresentem potencialidade de usos para os moradores. Esse contato direto com as questões urbanísticas e arquitetônicas eleva o conhecimento adquirido em sala de aula, além de edificar um olhar críticos dos estudantes”, explica.
 
A atividade contou com a participação de calouros e veteranos, além do Núcleo de Urbanismo em Práticas Colaborativas da Unoeste, através dos professores Yeda Ruiz Maria e Victor Martins de Aguiar.
 
Próximas ações
 
O curso de Sistemas de Informação realizará nesta quinta-feira (15), a partir das 19h, uma atividade com os alunos ingressantes com a confecção de um suporte artístico utilizando lixo eletrônico. A ação, que será supervisionada pelo professor Josué Pantaleão da Silva, envolverá os acadêmicos do 1º termo da graduação.
 
Já os alunos ingressantes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia e Estética e Cosmética serão recepcionados com acolhimentos pelas atléticas, apresentação institucional e cultural nessa sexta (16), a partir das 20h, no Teatro César Cava, no campus I.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem