CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estudo reforça inclusão de dentista em cirurgias bariátricas

Em defesa pública da dissertação no Programa de Mestrado em Odontologia, avaliadora externa elogia a Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Estudo reforça inclusão de dentista em cirurgias bariátricas
A cirurgiã-dentista Bianca Vicenza Giopatto foi aprovada para receber o título de Mestre em Odontologia

Pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Odontologia da Unoeste reafirma constatações de estudos em outras instituições de ensino superior sobre o fato de que a cirurgia bariátrica tem impacto negativo na saúde bucal. Resultado que fortalece a necessidade de inclusão de cirurgião-dentista na equipe multidisciplinar de apoio aos pacientes no pré e no pós-operatório.

Ainda que esse tipo de cirurgia apresente eficiência para pacientes com obesidade mórbida com os benefícios da perda de peso e na qualidade de vida, também apresenta efeitos negativos. Dentre eles, os que são decorrentes de alterações bucais por causa de menor absorção de cálcio e vitamina B12, o que pode influir na progressão de doença periodontal.

Orientado pela Dra. Juliane Avansini Marsicano, o estudo foi desenvolvido pela cirurgiã-dentista Bianca Vicenza Giopatto, que fez a defesa de sua dissertação na manhã desta sexta-feira (16), avaliada pela Dr. Rosana Leal do Prado e pela Dra. Silvia Helena de Carvalho Sales-Peres, na condição de convidada externa da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP).

A autora da pesquisa avaliou a condição de pacientes obesos submetidos à cirurgia bariátrica no Hospital Regional (HR) e na Santa Casa de Presidente Prudente. Do universo de 95 cirurgias entre janeiro de 2018 a abril de 2019, foram avaliados inicialmente 86 pacientes com idades entre 18 e 60 anos. Destes, 22 foram reavaliados após três e seis meses, sendo 81,8% mulheres e 18,2% homens.

Foto: João Paulo Barbosa Bianca com a orientadora Dra. Juliane, junto com as avaliadoras Dr. Silvia Helena e Dra. Rosana
Bianca com a orientadora Dra. Juliane, junto com as avaliadoras Dr. Silvia Helena e Dra. Rosana

As avaliações foram sobre cárie dentária, doença periodontal, uso e necessidade de prótese, desgaste dentário e fluxo de pH salivar. Os procedimentos investigativos seguiram os rigores científicos, compreendidos pela complexidade das especificidades deste segmento da área de saúde. Os dados apurados foram submetidos a análises estatísticas.

“Conclui-se que a condição bucal dos pacientes obesos apresentou-se ruim e esta condição se manteve após a cirurgia bariátrica, porém, houve uma diminuição do impacto da saúde bucal na qualidade de vida após a cirurgia bariátrica”, pontuou Bianca. A cárie de dentina foi a condição mais encontrada em todas as avaliações, conforme apontamento feito durante à avalição da dissertação. 

Além da relevância do trabalho, a avaliação da dissertação ganhou importância com a presença da Dra. Silvia Helena: uma autoridade no assunto e que tem levantado a bandeira da inserção do cirurgião-dentista nas equipes multidisciplinares. Nesse sentido, tem participado de congressos médicos, especialmente os da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

Livre-docente em odontologia preventiva no campus da USP em Bauru, título concedido para quem detém uma qualidade superior na docência e na pesquisa, Silvia Helena explica que tanto a obesidade quanto a doença periodontal são doenças inflamatórias crônicas, mas ainda não se sabe qual interfere na outra. Porém se tem a certeza da importância do cirurgião-dentista nessa relação, inclusive na prevenção.

Ao destacar sua relação de 12 anos com a Dra. Juliane, a avaliadora externa destacou sua satisfação por fazer parte da banca examinadora da dissertação de Bianca, que foi aprovada para receber o título de Mestre em Odontologia. Ao manifestar encantamento com o campus II da Unoeste, disse: “A gente vê que vocês têm uma condição toda favorável para estudar e para crescer”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem