CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Docentes, alunos e egressos participam da Agrotech na Expo

Manejo da fertilidade, plataforma de aplicativos no manejo do algodão e o uso de drones na agricultura são alguns dos assuntos abordados


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Assessoria Inova Prudente Docentes, alunos e egressos participam da Agrotech na Expo
Alunos e professores da Unoeste no estande da Inova Agrotech

A Unoeste, através de vários professores, egressos e acadêmicos, participa como colaboradora do Agrotech, evento organizado pelo complexo Inova dentro da Expo Prudente, que acontece de 6 a 15 de setembro, no Recinto de Exposições Jacob Tosello, em Presidente Prudente. Palestras, workshops e exposições voltados para o controle, gestão e produção no campo são o foco do espaço, que conta com aproximadamente 200 metros quadrados dentro do local.
 
O professor e coordenador do curso de Agronomia da Unoeste Dr. Carlos Sérgio Tiritan, participou do evento nessa quarta-feira (11), falando sobre “Manejo da fertilidade”.  De acordo com ele, que acredita que a participação da Unoeste no Agrotech é um momento importante para aproximar os alunos com os produtores rurais, o encontro trouxe uma oportunidade de promover uma integração essencial para a carreira deles.
 
“A palestra teve o objetivo de mostrar aos presentes que o solo é o principal fator da produção agropecuária. O manejo da fertilidade envolve conhecimento técnico e uma integração com o produtor rural para utilizar corretamente o pacote tecnológico necessário para obtenção de sucesso da produção”, explica. 
 
Para ministrar a palestra “Cotton Apps: uma plataforma de aplicativos para facilitar o manejo da lavoura algodoeira”, o professor Dr. Fábio Rafael Echer estará no evento no neste sábado (14). Ele conta que através de diversos experimentos e aplicativos criados em parceria com a Faculdade de Informática (Fipp) da Unoeste, foi possível unir todas as ideias e chegar ao Cotton Apps. “Essa integração com outras áreas, juntamente com o apoio da Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp), já que o projeto esteve incubado e recebeu uma bolsa de R$ 10 mil da Fundação Inova, permitiu com que lançássemos o aplicativo no Congresso Brasileiro do Algodão, em Goiânia (GO) no final de agosto deste ano”, explica.
 
O egresso de Engenharia Ambiental e ex-aluno do doutorado em Agronomia da Unoeste, Dr. Lucas Prado Osco, também estará presente como palestrante no Agrotech no dia 14. Com o tema “Aplicação de drones no monitoramento agrícola”, o engenheiro apresentará informações a respeito do uso de aeronaves remotamente pilotadas, os drones, no contexto da agricultura de precisão. “Abordarei conceitos-chave relacionados ao equipamento, ao processamento de imagens e às possíveis aplicações. Pretendo também apresentar estudos recentes, alguns dos quais estou envolvido, demonstrando o potencial do uso de inteligência artificial voltadas para a análise dessas imagens em áreas agrícolas”, fala.
Foto: Assessoria Inova Prudente Dr. Tiritan: “é um momento importante para aproximar os alunos com os produtores rurais”
Dr. Tiritan: “é um momento importante para aproximar os alunos com os produtores rurais”

De acordo com ele, que acredita que o assunto despertará grande interesse aos profissionais e aos pesquisadores presentes, apresentar esses avanços científicos será importante para compartilhar o que já foi feito e comprovado, como o que ainda está caminhando. “Com isso, a intenção é sanar dúvidas relacionadas ao uso e ao potencial desses equipamentos no contexto da agricultura de precisão”, acredita.
 
Para o secretário municipal de Tecnologia da Informação, Rogério Marcus Alessi, apesar de ser a primeira vez que o espaço Agrotech está na Expo Prudente, já tem se mostrado um sucesso, pois várias startups já tiveram interesse em participar, além de algumas empresas. “Contamos com as palestras e workshops de docentes e egressos da Unoeste e, em minha opinião, o mais importante é juntos marcarmos forte presença nesse tema Agricultura 4.0. Agradeço à Unoeste pelo apoio”, finaliza.
 
Outras participações
Também participaram os docentes: Dr. André Zeist (Desafios e Tendências na Produção e Comercialização de Hortaliças); Elson Mendonça Felici e Isabela Rigolin (Adequação Ambiental em Propriedades Rurais); Dr. Marcelo Rodrigo Alves (Zonas de Manejo como Base para a Agricultura de Precisão); Dra. Ana Paula Gracioso (Tendências Tecnológicas para o Campo); Dr. Edemar Moro  (ILP  Sistema Ideal para Agropecuária no Oeste Paulista) e Dr. Sérgio Marques, que faz o pós-doutorado na universidade (Certificação Agrícola: a Imagem que o Produtor Rural Vende).

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem