CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Estrutura de aço está sendo amplamente utilizada em obras

Especialista no assunto ministra aulas na pós em Engenharia de Estruturas e afirma que esse mercado está forte


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Estrutura de aço está sendo amplamente utilizada em obras
Professores Renato Bertolino Junior, Marco Antonio Catussi Paschoalotto e João Carlos de Campos

A especialização em Engenharia de Estruturas tem as aulas da disciplina Galpões em Estrutura de Aço com o Dr. Renato Bertolino Junior, engenheiro civil que tem se dedicado à construção de sua carreira acadêmica e atuação profissional em edificações nesse sistema. Por ser algo que está sendo amplamente utilizado na construção civil, o coordenador dessa pós-graduação, professor Emerson Alexandro Bolandim, vê na participação dessa autoridade no assunto como grande ganho para os engenheiros que fazem o curso.  

As estruturas em aço oferecem várias vantagens, dentre as quais está a rapidez. Com várias obras nas regiões de Araçatuba e de São José do Rio Preto, o professor Bertolino conta, exemplificando, que em 15 dias foi montada a estrutura da construção de escola com 600 m² em três pavimentos. Um hotel de seis pavimentos teve sua estrutura instalada em 90 dias.  Para que isso aconteça, a análise estrutural requer precisão para que o projeto seja bem detalhado e dimensionado milimetricamente. Sendo assim, aulas foram divididas em três etapas e em todas elas trabalhadas a análise estrutural.

Como um dos resultados da expertise nessa prática construtiva, sua preferência é utilizar parafusos em relação à solda; que também facilita a mão de obra. O que também contribui na rapidez. São detalhes como esse que podem fazer a diferença para o profissional estudante de especialização ao agregar domínios específicos ao conhecimento que já possuem sobre esse sistema construtivo que tem a grande vantagem, exatamente, da construção mais rápida, com menos perdas e desperdícios; economia de material e de mão de obra.

Uma questão fantástica é a possibilidade de maior área útil, pela distância entre os vãos.  Bertolino tem a obra de um ginásio de esportes com 70 metros de vão, em Ilha Solteira (SP). Também fez ponte em estrada vicinal de Santa Fé do Sul. Ao citar tais obras, comenta que as estruturas em aço não são utilizadas somente em obras públicas, já que existem muitas residências com estrutura em aço, assim como empresas em diferentes segmentos e escolas particulares. Portanto, é um mercado que tem muito espaço, conforme afirma o professor doutor em engenharia civil.

Pela primeira vez na Unoeste, com aulas no último final de semana, Bertolino esteve acompanhado do professor João Carlos de Campos e foi recebido pela equipe da Pós-graduação Lato Sensu, tendo a frente o Dr. Marco Antonio Catussi Paschoalotto. Seu vínculo institucional é com o campus da Unesp em Ilha Solteira, na Faculdade de Engenharia. Tem percorrido várias escolas superiores do segmento das engenharias, proferindo palestras.

A especialização em Engenharia de Estruturas tem como público-alvo engenheiros civis, professores e outros profissionais que atuam na área de projetos arquitetônicos, interessados em aprimoramento profissional mediante conhecimentos, incluindo novos recursos tecnológicos, sobre a análise e o dimensionamento de estruturas de concreto armado e protendido, pré-moldado, alvenaria estrutural, aço e madeira.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem