CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Cursos Flexíveis possibilitam 40% de aulas não presenciais

Licenciatura, comunicação e informática são áreas que oferecem graduações no formato flexível


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Marlene Reverte Cursos Flexíveis possibilitam 40% de aulas não presenciais
Estrutura do Estúdio de Fotografia; cursos de comunicação passam a ser ofertados como flexíveis

O uso de tecnologia já é uma realidade muito presente em ambientes educacionais. A pandemia do novo coronavírus em 2020 fez com que estudantes e professores se adaptassem de maneira rápida às aulas remotas. Assim, cursos flexíveis ganharam destaque e têm sido a escolha de muitos alunos, pois oferecem a oportunidade de estudar 40% da grade curricular de onde quiser. Atualmente, a Unoeste oferece 17 graduações neste formato, que ao mesmo tempo em que possibilita ao acadêmico toda a estrutura física da universidade em três dias de aulas presenciais, também dá a ele a praticidade e o conforto da flexibilidade nos estudos no restante da carga horária. 

A Faculdade de Informática (Fipp) da Unoeste possui os cursos superiores de tecnologia em Redes de Computadores e o de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no formato flexível. De acordo com o coordenador das graduações, professor Emerson Silas Dória, Redes, por exemplo, já é ofertado nesta modalidade há dois anos e a Fipp foi a primeira da universidade a ter um curso flexível. Ele explica que os recursos de tecnologia já são utilizados há um bom tempo, em razão do crescimento e fortalecimento da educação a distância, por exemplo. “São dois dias na semana em que o estudante terá a possibilidade de estudar de onde quiser, sem ter a necessidade de estar na universidade. A Unoeste vem se preparando para a oferta desses cursos flexíveis faz algum tempo e a pandemia que vivemos este ano aflorou ainda mais essa reflexão sobre o uso de tecnologias em benefício da educação”, comenta. 

Os curso de comunicação também farão parte dessa novidade a partir do ano que vem. Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Fotografia, Marketing Digital e Produção Multimídia, esses três últimos sendo superiores de tecnologia, passarão a adotar o modelo de 40% da carga horária de estudos por meio de ambiente virtual. Para uma das coordenadoras da Escola de Comunicação da Unoeste, Dra. Larissa Crepaldi Trindade, toda a universidade se especializou na modalidade presencial remota durante o ano de 2020 no momento da pandemia da Covid-19. Dessa maneira, ela acredita que todos estão prontos e capacitados para executar da melhor maneira possível e com metodologias de ensino interessantes. 

“Os cursos de comunicação, além da nova matriz, que traz aspectos muito atuais, vem com a novidade do curso flexível que permite que o estudante desenvolva algumas disciplinas no formato remoto e as práticas de forma presencial, fazendo uso dos laboratórios que a Unoeste oferece. Temos também o sistema das unidades de aprendizagem em que cada termo tem um tema importante da comunicação que é aprofundado, sempre desenvolvendo em todos os semestres projetos práticos que seriam aplicados no mercado”, explica Larissa. 

Quer conhecer os cursos flexíveis citados acima? Clique nas páginas das graduações e conheça nossa estrutura, corpo docente e grade curricular: Redes de Computadores, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Publicidade e PropagandaJornalismoFotografiaMarketing DigitalProdução Multimídia.

De acordo com a diretora da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação (Faclepp) da Unoeste, Dra. Maria Helena Pereira, todas as licenciaturas agora são oferecidas no formato de curso flexível. São elas: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras (Português/Inglês), Matemática, Música, Pedagogia e Química.

Maria Helena conta que o aluno que optar por essa novidade pode esperar um curso que vai ao encontro da sua formação como professor, ou seja, o objetivo maior é proporcionar uma integração das licenciaturas por três semestres, oportunizando um trabalho onde serão desenvolvidas competências e habilidades atendendo também a formação para atuar em escolas de educação básica, seja ela pública ou privada. 

“Para quem pretende cursar uma licenciatura, a escolha mais acertada é a Faclepp. Digo isso porque é devido ao compromisso que temos com a formação do futuro professor, que terá toda infraestrutura física e humana para sua carreira. Além, é claro, de um corpo docente capacitado, composto por mestres e doutores, que estão preparados para trabalhar com objetivo de que o profissional docente tenha qualidade para atuar com maestria nas escolas de educação básica”, argumenta. 

Conheça um pouco mais das graduações da Faclepp ofertadas como cursos flexíveis: Artes VisuaisCiências BiológicasFísicaGeografiaHistóriaLetras: Português/InglêsMatemáticaMúsicaPedagogiaQuímica

Concurso de Bolsas

Todos os cursos flexíveis estão sendo oferecidos para ingresso pelo Concurso de Bolsas da Unoeste no Vestibular 2021. Os candidatos, através da prova presencial marcada para o dia 22 de novembro, terão a oportunidade de concorrer a 5 mil bolsas de estudo de até 80%. A taxa de inscrição é de apenas R$30 até 17 do mesmo mês. Mais informações no edital do concurso, no site do vestibular

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem