CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

CPA Unoeste lança segundo livro de produção acadêmica

Obra traz como uma das novidades participação de autores de universidades internacionais


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Marcela Pacheco CPA Unoeste lança segundo livro de produção acadêmica
Professora Dra. Alba Regina Azevedo Arana, organizadora da obra

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unoeste acaba de lançar o segundo livro de produção acadêmica e o primeiro de cunho internacional. Com o propósito de compreender o cenário complexo da avaliação institucional nas últimas décadas, a obra mostra comprometimento com a qualidade da educação, com o papel da CPA na gestão institucional e com o planejamento estratégico nas universidades.
 
De acordo com a professora e organizadora da obra, Dra. Alba Regina Azevedo Arana, o livro está dividido em duas partes: a primeira, produzida por pesquisadores e professores convidados de várias instituições renomadas, e a segunda parte com apresentação de experiências vivenciadas pela CPA da Unoeste.
 
“Os autores são professores e pesquisadores nacionais e internacionais que pensam, pesquisam e vivenciam a gestão educacional em instituições de ensino superior apresentando suas práticas. O livro retrata temas, caminhos e desafios da gestão no âmbito da pesquisa e ensino, respeitando diferentes opiniões e possibilitando a expressão e estilo de cada autor”, explica a professora.
 
Foto: Ector Gervasoni Professores autores da Unoeste apresentaram suas experiências vivenciadas pela CPA
Professores autores da Unoeste apresentaram suas experiências vivenciadas pela CPA

Como informado anteriormente, esta segunda publicação traz contribuições de autores internacionais como o consultor em educação Horacio Barreda Tamayo, da Universidade Nacional San Agostin, do Peru; Norberto Fernández Lamarra, da Universidade Nacional de Tres de Febrero, e Natalia Coppola, da Universidade Nacional Scalabrini Ortiz, ambos da Argentina. “Temos também a participação de autores brasileiros como o pesquisador José Carlos Rothe, da Universidade Federal de São Carlos [Ufscar] e Robson Quintilio, pesquisador tecnologista em informações e avaliações educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira [Inep], por exemplo. Além disso, o prefácio foi feito por Antonio Nóvoa, reconhecido no mundo inteiro pelas contribuições na educação superior”, salienta Alba.
 
A professora revela ainda que o primeiro livro da CPA teve boa repercussão ao salientar o papel da comissão na instituição e poder ser retratado como um exemplo de dinamicidade da CPA da Unoeste.
 
CPA Unoeste 
A Comissão Própria de Avaliação existe para implementar e conduzir a autoavaliação institucional, além de constituir como parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que funciona como elo entre a instituição e o Inep, órgão do Ministério da Educação (MEC).  “A CPA da Unoeste coordena o planejamento estratégico do processo de autoavaliação institucional, organizando e divulgando os resultados como suportes às ações estratégicas de melhorias, garantindo a apropriação das mesmas pela comunidade acadêmica. Um de seus objetivos é consolidar a cultura de avaliação interna no sentido de que todos os atores se coloquem em um processo de reflexão e autoconsciência institucional”, explica a coordenadora da CPA da Unoeste, professsora Aparecida Darcy Alessi Delfim. “Os livros, ora mencionados, foram estruturados por meio da riqueza de materiais gerados do dinamismo de trabalho da CPA”, reforça.
 
O segundo livro recém-lançado está sendo vendido exclusivamente pela internet, tanto no formato físico, quanto no digital, através do site da editora.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem