CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Trote do Bem mobiliza calouros e veteranos de vários cursos

Ações inclui a arrecadação de mais de 30 mil caixas de medicamentos que irão para a Farmácia Comunitária


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Trote do Bem mobiliza calouros e veteranos de vários cursos
Calouros da Medicina arrecadaram mais de 30 mil caixas de medicamentos

Pioneira em estimular a prática da cidadania já no início dos estudos desde os anos 1990, a Unoeste dá a liberdade de cada curso criar a sua ação de Trote do Bem para receber os calouros. Alguns cursos atuam com o foco em ajudar a comunidade e outros realizam o acolhimento dos ingressantes com atividades propriamente acadêmicas.
 
Entre os que fizeram ou estão fazendo ações com envolvimento externo estão os cursos de Medicina, Engenharia Ambiental e Sanitária, Estética e Cosmética e Medicina Veterinária. Organizado pelo Diretório Acadêmico “Dr. José Hamilton do Amaral”, presidido por Eraldo Coelho, os calouros de Medicina fizeram grandes arrecadações.
 
Foram arrecadadas mais de 30 mil caixas de medicamentos, amostras grátis obtidas junto a médicos e representantes de laboratórios. Toda a arrecadação será destinada à Farmácia Comunitária da Unoeste, que fica ao lado do Hospital Regional (HR) “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo”. 
 
A arrecadação de gêneros alimentícios de primeira necessidade passaram de 700 kg, sendo 292 de arroz, 155 de açúcar, 89 de feijão, 84 litros de óleo, 32 latas de molho de tomate e 22 pacotes de leite em pó. Os produtos serão destinados para duas entidades assistenciais a serem definidas pelos envolvimentos na realização do trote.
 
Empreendedorismo - O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária promoveu o 2º Integra AMB. Foi na noite de sexta-feira (7), no Auditório Ipê, no campus II, com palestra do engenheiro ambiental Felipe Isaac Kurihara, criador e dono da startup Compost, que coleta e transforma resíduos orgânicos domiciliares e comerciais em adubo pelo processo de compostagem.
 
Foto: João Paulo Barbosa Envolvidos na palestra sobre empreendedorismo, na Engenharia Ambiental
Envolvidos na palestra sobre empreendedorismo, na Engenharia Ambiental

A coordenadora Leila Sotocorno abriu a ação extensiva dizendo da importância da integração dos estudantes de todos os termos, incluindo também os professores; e enaltecendo a organização pelo Centro Acadêmico da Engenharia Ambiental e Sanitária, juntamente com a professora Leila Esturaro. Os participantes doaram alimentos da cesta básica que serão destinados ao Lar dos Meninos. Outra contribuição prevista será de doação de sangue no Hemocentro de Presidente Prudente.
 
O evento Integra AMB faz parte do compromisso de promover a formação de profissionais para atuar na análise, manejo e monitoramento de problemas ambientais urbanos e rurais. Para essas atuações, a coordenadora chamou a atenção para as oportunidades de empreender, assim, os novos profissionais não ficam restritos a procurarem empregos.
 
Kurihara contou que ao estar formado, teve a mesma dificuldade encontrada por várias pessoas em diferentes profissões. Então foi à luta: escolheu fazer cursos e participar de eventos para enriquecer o currículo. Foi através de um curso que surgiu a ideia de criação da Compost, desenvolvida na Inova Prudente mediante bolsa obtida ao participar de seleção com a oferta da oportunidade através do edital.
 
Outras ações – O curso de Agronomia promoveu na quarta-feira (5) o  plantio de árvores em área de preservação no campus II, ao lado da represa; e visita à Fazenda Experimental da Unoeste, em Presidente Bernardes.  Na quarta-feira (12) desta semana, na Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp), às 19h, haverá pinturas em telas, orientadas pelo professor e artista plástico Josué Pantaleão.

Na quarta-feira e também na quinta-feira (13), no calçadão da rua José Bongiovani, o curso de Estética e Cosmética realizará corte e doação de cabelo para o Hospital Regional do Câncer (HRC). No primeiro dia, em horário único às 19h. No segundo dia, às 8h e às 19h.  Durante este mês, os calouros do curso de Medicina Veterinária, com o envolvimento de veteranos, arrecadam ração, que no começo de março será doada para ONGs que cuidam de cães e gatos recolhidos nas ruas.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem