CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Enfermagem atua na vacinação de trabalhadores de cemitérios

Professores estão engajados em diferentes frentes em busca de contribuir com a saúde da população


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Arquivo/AI Unoeste Enfermagem atua na vacinação de trabalhadores de cemitérios
Maria Nilda: atuação dos professores é exemplo para os alunos

Como uma das categorias vulneráveis às doenças infectocontagiosas, na manhã desta quarta-feira (8) trabalhadores dos cemitérios São João Batista e Campal foram vacinados contra a gripe influenza. Na escala de prioridade, este ano houve antecipação para esses profissionais, já que a gripe abala o sistema imunológico e tal condição pode favorecer outros contágios, como o da Covid-19. O atendimento foi feito por professores do curso de Enfermagem, em mais uma parceria da Unoeste com a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM).

Para o gerente-administrativo dos cemitérios Carlos Alberto de Lima, a antecipação foi uma boa medida e de grande importância, por atender trabalhadores do setor burocrático e os que realizam os sepultamentos, inclusive os dos suspeitos de mortes pelo coronavírus. “Temos todos os equipamentos de proteção individual (EPI), mas imunização contra a gripe [influenza] nos dá mais tranquilidade”, afirma Lima e agradece o curso de Enfermagem da Unoeste por mais essa contribuição.

Foto: Cedida Equipes da VEM e Enfermagem na realização da ação no Cemitério São João Batista
Equipes da VEM e Enfermagem na realização da ação no Cemitério São João Batista
São 35 trabalhadores nessa área, mas dez estão afastados por pertencerem a grupos de risco, por idade e por doenças crônicas: asmáticos e diabéticos. Com as equipes reduzidas, o sistema de plantão foi suspenso e o expediente diário está ocorrendo das 7h às 17h, de tal forma que todos os que estão na ativa receberam a vacina.  A diretora da VEM, a relações públicas e enfermeira Elaine Bertacco contou que a atuação na campanha de vacinação tem sido de acordo com as normas do Ministério da Saúde e que, na medida em que as doses vão chegando, são priorizados os grupos de risco.

Contou ainda que o curso de Enfermagem da Unoeste tem respondido todas as solicitações e não somente as vinculadas à Secretaria Municipal de Saúde, mas de outras também. “É uma contribuição de muito valor e feita com todo zelo profissional, como ocorreu hoje nos cemitérios. Antes de aplicarem as vacinas, as professoras instruíram os trabalhadores sobre a importância da prevenção e tiraram as dúvidas apresentadas por eles”, disse Elaine e agradeceu a ajuda articulada junto à coordenadora do curso Maria Nilda Camargo de Barros Barreto.

Ao confirmar que os professores estão engajados em diferentes frentes de combate ao coronavírus, a coordenadora comentou que a profissão de enfermeiro é um dos pilares da sociedade em termos de saúde e que mais uma vez se faz presente e em um momento difícil, que exige a participação dos professores que são a inspiração dos estudantes para entender como o profissional de enfermagem é tão importante.  Maria Nilda classifica o enfermeiro como profissional completo em termos de atuação na segurança da saúde pública, seja nas orientações ou no atendimento às pessoas que precisam de ajuda.

Para atender esses trabalhadores do grupo dos que prestam serviços essenciais, a coordenadora disse que estiveram em ação as professoras Mariana Vastag, Kelly Ramos, Diane Barrinuevo, Lidelci de Figueiredo e Alessandra Martins. Para Mariana a atuação na linha de frente é indispensável nesse momento, quando o papel do professor vai além do educar, ao dar exemplo de profissionalismo pela ação e pela atuação em cooperação com o setor público no atendimento à comunidade.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem