CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Psicologia positiva é levada à população da região do Pontal

Iniciativa da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus tem a parceria de professores da Psicologia e Medicina


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Psicologia positiva é levada à população da região do Pontal
Padre Adilson Fernandes: projeto de grande alcance social

A aplicação de psicologia positiva e o uso das novas tecnologias resultam em projeto social que tem alcançado mais de 1,5 mil pessoas por dia, sendo a grande maioria moradora do Pontal do Paranapanema e algumas até de outros países. A realização da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, com o apoio de professores dos cursos de Psicologia e de Medicina da Unoeste, ocorre em live no Facebook, uma vez por semana. Em cada encontro virtual, um tema, tais como: felicidade e bondade, sempre na perspectiva do movimento que, dentro da ciência psicológica, se concentra nos eventos positivos para influenciar vidas.

A origem do projeto em caráter de extensão nasceu da relação entre o padre Adilson Fernandes e a Dra. Camélia Santina Murgo, nas condições de aluno e professora atuando em iniciação científica com a temática psicologia positiva e o bem-estar humano. Uma parceria ampliada dentro da universidade, por conta de que a professora também dá aula no curso de Medicina, onde o pároco Thiago Calçado, responsável pela paróquia mirantense, leciona a disciplina de ética, na categoria de doutor em filosofia e pós-doutor em história. Além do que, surgem outros envolvimentos.

O projeto é acolhido pela Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) e o pró-reitor, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, juntamente com a coordenadora de ações extensivas gerais, professora Cidinha Martines, estão mobilizados para envolver o programa Anjos da Unoeste, liderado pelo diretor da Faculdade de Medicina, o Dr. Gabriel de Oliveira Lima Carapeba.  A prática tem o padre Dr. Thiago Calçado como produtor, roteirista e diretor. A apresentação é conduzida pelo padre Adilson, no que tem a parceria da psicóloga Dra. Camélia, também pesquisadora junto ao mestrado e doutorado em Educação.

O padre Adilson conta que seu interesse em estudar psicologia advém da necessidade de tentar entender os anseios do povo para ajudar na compreensão humana, psíquica e social. “Muitos são os desafios que nos são apresentados na vida sacerdotal. Muitos deles nos levam a buscar hermenêutica mais aprofundada sobre diversos casos. Estamos vivendo em uma nova era na qual as doenças, síndromes e os transtornos se fazem mais presentes na caminhada cristã, por isso a necessidade de ter princípios empáticos para poder ajudar o povo”, explica.

A idéia das lives surgiu da necessidade de aproximação entre os padres e os fiéis, com o intuito de acolher a comunidade, neste momento de crise pandêmica, em comunicação e oração em família. As lives têm alcance para além dos fiéis e oferecem orientações de saúde, bem-estar, planejamentos financeiro e profissional, além de dicas culturais.  Conforme a Dra. Camélia, os temas e assuntos gerais são importantes para a vida, especialmente neste momento de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem