CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Alunos concluintes da saúde prestam serviços essenciais

Acadêmicos da área receberam treinamentos e seguem rigorosamente protocolos de segurança contra a Covid-19


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Alunos concluintes da saúde prestam serviços essenciais
No estágio no asilo Lar São Rafael, os estudantes da Fisioterapia estão sempre atentos com os protocolos de biossegurança

Com o objetivo de proporcionar a prática essencial aos estudantes, alguns cursos da área da saúde da Unoeste estão retornando aos poucos com os estágios supervisionados em clínicas, instituições e unidades de saúde do município. Seguindo os devidos protocolos sanitários, todos os docentes e acadêmicos envolvidos nas atividades in loco estão em constante treinamento de segurança e prevenção à Covid-19. Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Farmácia e Psicologia são algumas das graduações que já voltaram, entre as atividades, a no asilo Lar São Rafael desenvolvida pelos alunos do último ano de Fisioterapia. 

De acordo com o professor Weber Gutemberg de Oliveira, que supervisiona o projeto em conjunto com o também docente Heliard Rodrigues Caetano, os estudantes dos últimos anos do curso, tanto diurno, quanto noturno, participam deste estágio supervisionado. “O estágio no Lar São Rafael se mostra importante para o acadêmico de Fisioterapia, pois atualmente esta é uma área de atuação em expansão devido ao crescimento dessa população. O trabalho realizado no lar é voltado para a funcionalidade do idoso, atendendo as necessidades encontradas após avaliação fisioterapêutica, procurando mantê-los ativos, combatendo os declínios funcionais”, explica. 

O professor salienta ainda que são desenvolvidas atividades aos idosos que visam a prevenção de quedas, aumento da resistência à fadiga, melhora da coordenação motora, das reações de equilíbrio, melhora da capacidade pulmonar, além de um trabalho de reabilitação física de acordo com as sequelas presentes. “São desenvolvidos trabalhos em grupos e individuais, além de discussão de casos com a equipe técnica do Lar São Rafael constituída por fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, médico, assistente social e enfermeiro”, fala.

Sobre as medidas de segurança adotadas neste período de pandemia durante o estágio, Weber conta que todos os envolvidos estão seguindo o protocolo determinado pelo lar, com o uso de protetor facial, máscara, jaleco, luvas, touca, higienização e restrição a ambientes fechados. “Sendo profissionais de saúde, é uma oportunidade real de aprendizado e um desafio que os estudantes encontrarão na vida futura. Portanto, é valioso o momento presente, pois eles são a linha de frente no enfrentamento dessa pandemia e contam com a supervisão de professores e outros profissionais”, diz.

Para a presidente do Lar São Rafael, Madre Carmem Cecília Moncada, o retorno foi essencial, pois os idosos já estavam sentindo falta das atividades que são de suma importância para a qualidade de vida deles. “Que todos sejam muito bem-vindos neste retorno. Agradecemos à Unoeste e toda a equipe de Fisioterapia pela ajuda com nossos idosos, que estavam com tanta saudade das atividades”, salienta. 

Para o retorno, foi realizada uma reunião por videoconferência entre os representantes do lar e os professores Weber e Heliard que, juntamente com o coordenador da graduação, Dr. Carlos Eduardo Assumpção de Freitas, adequaram o número dos atendimentos reduzidos a quatro estagiários pela manhã às terças-feiras e quatro no período da tarde. Dessa forma acontece também às quintas-feiras. 

Foto: Cedida Acadêmicos de Enfermagem têm atuado em estágios nas ESFs, nas Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária e no Centro de Triagem do município
Acadêmicos de Enfermagem têm atuado em estágios nas ESFs, nas Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária e no Centro de Triagem do município

Já o curso de Enfermagem, que também está com os alunos do último ano em estágio, tem atuado nas Estratégias Saúde da Família (ESFs) do município com dois alunos em cada. Além disso, os acadêmicos ainda fazem parte dos atendimentos no Telessaúde, nas Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária e no Centro de Triagem, também com o trabalho em dupla.

Beatriz Fernanda da Cruz está no 8° termo de Enfermagem. Ela conta que voltar aos estágios em meio à pandemia se transformou em um misto de sentimentos, o maior que já sentiu em sua vida. “Estou feliz em poder retornar e ter contato com os pacientes, aos cuidados com eles e também por conseguir concluir meu curso ainda este ano. Hoje, mesmo ainda não sendo enfermeira de fato, estou tendo essa oportunidade de ajudar a enfrentar tudo isso que está acontecendo. Só peço que quem não está na linha de frente, pare de negligenciar as recomendações da Organização Mundial de Saúde [OMS]. Os profissionais da saúde se deparam todos os dias com milhares de vidas sendo perdidas! Fiquem em casa em solidariedade a esses trabalhadores. É este o meu sentimento neste momento de retorno”, revela.

Outros estágios

Além das atividades no Lar São Rafael, o curso de Fisioterapia também retornou com os estágios no Hospital Regional de Presidente Prudente e na Clínica, localizada no campus 1 da Unoeste. Os alunos voltaram com uma quantidade reduzida de pessoas, já que o espaço é amplo e oferece segurança tanto para os estudantes, quanto para os pacientes. “Estamos também com os teleatendimentos. É tudo muito novo ainda e estamos aprendendo junto com as demais clínicas do país e até do mundo perante essa pandemia. Mas acredito que este será mais um momento importante de aprendizado para o estudante”, explica a professora doutora Deborah Fernani, responsável pelos estágios na Clínica de Fisioterapia. 

O curso de Farmácia, através dos acadêmicos do último termo, também estão atuando nas UBSs e retornaram recentemente ao Laboratório de Análises Clínicas da Unoeste, além dos atendimentos na Unofarma. De acordo com o coordenador da graduação, Dr. Luis do Nascimento Ortega, por se tratar de um serviço essencial, os estágios puderam retornar antecipadamente, porém, todos estão muito bem amparados através de treinamentos e protocolos sanitários. 

Já o curso de Odontologia, que também voltou com os atendimentos na clínica, com a reposição de estágios e prática de todos os termos da graduação, também atende rigorosamente as normas de biossegurança, assegurando a capacidade e distanciamento tanto para os acadêmicos quanto para os pacientes. “Nosso 10º termo, por exemplo, já está terminando a reposição da clínica do semestre passado”, conta a diretora, Cláudia de Oliveira Lima Coelho. 

A Nutrição tem atuado nos restaurantes industriais parceiros, no Hospital Regional de Presidente Prudente e no Hospital do Câncer. Em saúde pública, os acadêmicos atendem presencialmente na Clínica de Nutrição da Unoeste, além das UBSs e ESFs no município. “Todos os alunos foram capacitados e estão seguindo rigorosamente as regras de biossegurança”, salienta a coordenadora Marilda Moreira da Silva. 

Por fim, os alunos do 10º termo do curso de Psicologia também retornaram com os estágios, segundo a coordenadora, Dra. Regina Gioconda. “São duas frentes de estágio, o de Processo Clínico, realizado na Clínica Escola da Unoeste, e o Estágio de Promoção de Saúde, Trabalho e Educação, com atendimentos em empresas, escolas e instituições parte no presencial e outra parte no remoto, dependendo das condições de cada local. Estamos rigorosamente seguindo todo o protocolo de biossegurança com nossos estudantes e com os pacientes”, finaliza. 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem