CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Simpósio on-line discute sobre a saúde da população indígena

Alunos da Medicina Jaú da Unoeste promovem evento on-line, aberto à população e totalmente gratuito no dia 22 de agosto; inscrições exclusivamente pelo site


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Thais Gonçalves Simpósio on-line discute sobre a saúde da população indígena
Acadêmicos, profissionais da saúde e demais interessados participam de quatro palestras com temas voltados à saúde dessa comunidade

Em alusão ao Dia Internacional do Índio, comemorado em agosto, alunos da Medicina Jaú promovem o 1º Simpósio de Saúde da População Indígena. Acadêmicos, profissionais da saúde e demais interessados participam de quatro palestras com temas voltados à saúde dessa comunidade. O evento é on-line, totalmente gratuito e ocorre no dia 22 de agosto. As inscrições são feitas exclusivamente pelo site e as vagas são limitadas. Ao final, os participantes receberão certificado.

Saúde indígena: um tema historicamente negligenciado, perfil epidemiológico dos povos indígenas do Brasil, saúde da mulher indígena e o impacto na saúde indígena em tempos de pandemia estão entre os temas.

De acordo com a aluna do 4º termo e uma das idealizadoras do projeto, Bárbara Brasil Schelles de Lima, esse evento é uma proposta do Coletivo Nise da Silveira, um grupo de alunos que acredita na necessidade de levar cada vez mais conhecimento e conscientização acerca das vulnerabilidades das populações menos favorecidas. “Esse semestre, além da saúde indígena, o coletivo planeja levantar outras pautas importantes, como a saúde da população negra, a saúde das pessoas com deficiência e sobre saúde e questões de gênero”.

Segundo ela, o objetivo do simpósio é proporcionar aos participantes um momento de reflexão e conhecimento com discussões sobre a saúde e a realidade dos índios no Brasil. “A população indígena é grande e diversa no nosso país, mas mesmo assim carecemos de informações em relação a essa comunidade, principalmente no quesito saúde. Percebendo essa necessidade e entendendo que esse grupo merece respeito e precisa da nossa atenção, tivemos a ideia de criar o evento, que tem como objetivo levar conhecimento sobre essas questões a toda população”, ressalta Bárbara.

A professora responsável pelas atividades de extensão da Medicina Jaú e mentora desse projeto, Dra. Rafaela Fadoni Alponti, conta que a iniciativa de falar sobre a saúde indígena partiu dos alunos. “O propósito do grupo é fantástico, colocar as minorias em evidência e levar informação a toda população sobre a situação de vulnerabilidade social que vivem essas pessoas é importantíssimo, principalmente agora com a pandemia, que ficou ainda mais evidente quanto essas comunidades precisam da nossa atenção”.

A docente destaca que a ideia dos alunos de realizar o simpósio sobre a saúde indígena foi muito assertiva, especialmente por todo histórico de despovoamento dessa comunidade. “Infelizmente, os índios são esquecidos pela maioria das pessoas, por isso é primordial abordar esse assunto e lembrar que todos precisam olhar com cuidado para essa população, que é tão valiosa para o nosso país. Afinal, a carência dos nativos é diferente das nossas, por conta de costumes e da própria cultura. Em vista disso, é preciso saber quais são as demandas desse povo e como lidar com elas”, finaliza.

Serviço: As inscrições podem ser feitas no site, neste link, e são gratuitas.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem