CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Contábeis promove live para celebrar o Dia do Contador

Graduação da Unoeste realizou atividade com profissional da área que atua na Itaipu Binacional


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Contábeis promove live para celebrar o Dia do Contador
Emerson Cardoso Teotonio atua nessa usina e compartilhou experiência como contador durante a live

Nessa terça-feira (22) foi comemorado o Dia do Contador, profissional que possui o bacharelado em ciências contábeis. A data faz alusão à criação do primeiro curso superior da área no Brasil, em 1945. Para celebrar esse momento, a graduação da Unoeste realizou uma live com Emerson Cardoso Teotonio, da Itaipu Binacional.

Há quase 7 anos na empresa, atualmente, ele é gerente de divisão – contador responsável técnico dessa usina. “Falei um pouco da empresa em que atuo, sobre a contabilidade e as particularidades de uma organização pertencente a dois países”. Pontua que dentro da sua rotina, o profissional desenvolve várias atividades ligadas aos aspectos contábeis e tributários. “Trabalho na preparação de balancetes, de relatório gerenciais e de outras informações de natureza contábil. Também desenvolvo demonstrações contábeis intermediária e anuais”.

O acompanhamento das conciliações contábeis do departamento de contabilidade está entre as funções de Emerson. “Realizo ainda o atendimento às auditorias [interna e externa] e das obrigações acessórias da entidade; o acompanhamento das rotinas para o recolhimento dos tributos retidos dos fornecedores; o monitoramento das modificações nas legislações fiscal e tributária para apoio interno e, por fim, o planejamento, a organização, o apoio e a liderança nos trabalhos desenvolvidos pelos colaboradores da área”, comenta.

Sobre a live do curso de Ciências Contábeis da Unoeste, o contador destaca que é uma satisfação e alegria poder conversar com esses universitários que em breve serão colegas de profissão. “Logo eles também estarão no ambiente empresarial contribuindo com a gestão de diversas organizações. Esse momento também me fez relembrar a época da minha própria graduação, de quando eu participava de algum evento e sempre voltava com alguma experiência, algum insight bacana e ficava imaginando quando estaria atuando como contador. Espero ter contribuído um pouquinho com o desenvolvimento e a formação deles, assim como os diversos professores e profissionais que deram subsídios para minha formação”, conclui.

Para o coordenador da graduação, Luiz Roberto Darben, essa atividade foi para celebrar o Dia do Contador. “Essa data é uma forma de valorizar a profissão. Nesse sentido, trouxemos o Emerson, que atua em uma usina binacional, para falar sobre a atuação do bacharel em contábeis. Esse momento também permitiu ao nosso aluno visualizar a importância da contabilidade e promoveu uma integração ímpar entre todos os participantes”, encerra.

Conheça um pouco sobre a Itaipu Binacional

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem