CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Pós em Enfermagem do Trabalho está com inscrições abertas

Área da saúde ocupacional apresenta excelente demanda e a especialização abre ainda mais as portas do mercado


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Pós em Enfermagem do Trabalho está com inscrições abertas
Amanda fez e recomenda a especialização em Enfermagem do Trabalho

A pós-graduação em Enfermagem do Trabalho abriu as portas do primeiro e dos demais empregos como especialista para a enfermeira Amanda Giulia Barbedo Garcia. Com um detalhe: em empresas de renome no mercado. Sua trajetória tem sido de conquistas e esse é um dos motivos de recomendar a especialização ofertada pela Unoeste aos profissionais da mesma formação em nível superior, interessados em ampliar competência na área de saúde ocupacional. As inscrições já podem ser feitas no site da universidade.

Assim que terminou a graduação, Amanda ingressou na especialização. Inicialmente trabalhou na Prefeitura de Marabá Paulista, como enfermeira de saúde pública. O estágio durante a especialização foi na Usina Decasa e ao terminar foi trabalhar na Usina Aurora, em Anaurilândia, no Mato Grosso do Sul. Após cinco anos no Athia Saúde, prestando assessoria para 65 empresas da região de Presidente Prudente, ingressou na Unoeste, também no setor de medicina do trabalho.

Primeira linha 

“A especialização foi é o diferencial para abrir portas no mercado de trabalho. A pós em Enfermagem do Trabalho vale a pena. Eu recomendo. A Unoeste proporciona toda uma estrutura, inclusive de estágio. Hoje, trabalho com o médico que deu aula para mim, o Dr. Fernando Maia”, comenta Amanda apontada pela coordenadora da especialização como exemplo entre muitos alunos que souberam tirar proveito, a professora mestre Magda Luzia Neves que dentre suas especializadas está a de enfermagem do trabalho.

A professora, que também atua nos cursos de Enfermagem e de Medicina, se refere ao curso que coordena desde 2010 como de primeira linha; não somente pelo conteúdo ministrado, mas pelo corpo docente composto por especialistas, mestres e doutores com experiência na área. “O enfermeiro do trabalho é peça fundamental na equipe da saúde ocupacional, por estar ligado diretamente às ações de promoção da saúde e do bem-estar dos colaboradores de uma empresa”, pontua.

Colocação do egresso 

“Diferente do que ocorre na enfermagem tradicional, o profissional enfermeiro que compõe a equipe da saúde do trabalhador tem rotina mais administrativa, embora faça parte de uma equipe de enfermagem do trabalho em clínicas ou hospitais e realize atendimentos de urgência. Além disso, o enfermeiro do trabalho tem grande responsabilidade na prevenção e na elaboração de projetos de melhorias no próprio ambiente de trabalho”, explica.

Conforme a coordenadora, o principal objetivo do enfermeiro do trabalho consiste em garantir que todos os trabalhadores mantenham sua integridade física e psicológica. Conta que a grande maioria dos egressos dessa pós na Unoeste atua em ambulatórios de saúde ocupacional de empresas ou faz parte de equipes independentes que terceirizam seus serviços às instituições e empresas de modo geral. O ganho salarial varia de R$ 3 mil a R$ 6 mil.

Mercado receptivo 

“Sem dúvida alguma é um investimento que vale a pena.  A enfermagem do trabalho tem ganhado cada vez mais espaço no contexto organizacional. As empresas estão mais preocupadas com a qualidade de vida e bem-estar de seus colaboradores, pois os gestores se deram conta que investimentos na saúde ocupacional, onde as ações de promoção à saúde e prevenção de acidentes e doenças levam á diminuição de custos com a assistência médica, melhora a imagem da organização; atrai e retêm bons profissionais”, afirma.

A pós-graduação em Enfermagem do Trabalho tem duração de 20 meses com aulas quinzenais aos sábados, das 8h às 12h, no campus II. A formação continuada e a capacitação dos profissionais de enfermagem estão voltadas para atuarem na área de saúde ocupacional em diferentes segmentos da economia, proporcionando ao trabalhador qualidade de vida e seu desempenho físico, mental, técnico, social e organizacional mediante ações multiprofissionais.

Serviço – Inscrições no site da Unoeste.

 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem