CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Mutirão pela Vida terá edição temática para o mês de outubro

Evento realizado no sábado (18), no conjunto habitacional João Domingos Netto prestou mil atendimentos aos moradores


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Mutirão pela Vida terá edição temática para o mês de outubro
Morador Olívio Magalhães Júnior: agradecimento e elogios ao mutirão

A 3ª edição do Mutirão pela Vida será temática, relacionada ao Dia das Crianças. Acontecerá no Parque do Povo, provavelmente, em 16 de outubro (sábado). Em agosto, realizou-se a primeira edição no distrito de Floresta do Sul e a segunda aconteceu neste sábado (18), no conjunto habitacional João Domingos Netto, na zona norte de Presidente Prudente. Os serviços prestados por universitários, orientados e acompanhados por professores, tiveram 537 atendimentos que somados aos dos demais parceiros totalizaram mil atendimentos.

Gratuitamente foram prestados vários serviços aos moradores, especialmente, prevenção em saúde. O evento teve duração de quatro horas, das 8h às 12h na Escola Municipal Sylvia Marlene Pereira Faustino. Uma realização da Prefeitura, Associação Comercial e Unoeste com participações especiais da Associação de Apoio ao Portador de Câncer (AAPC), Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico (Carim), Instituto de Tratamento de Calculo (ITC) e escola de cabelereiro Impacto Hair.

Serviços e cuidados 

Pela Unoeste participaram os cursos de Medicina, Odontologia, Psicologia, Radiologia, Biomedicina, Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Medicina Veterinária, Estética e Cosmética, Ciências Biológicas, Agronomia, Pedagogia e Artes Visuais. Foram prestados serviços de acuidade visual, saúde bucal, cálculo do peso ideal e risco de doença coronariana, triagem para diabético, higienização facial, estado nutricional, higiene das mãos, prevenção do câncer do colo do útero e cuidados animais, dentre outros.

Os parceiros especiais prestaram serviços de orientação e prevenção aos cânceres de colo do útero e de próstata, às doenças renais e corte de cabelo; dentre outros da Prefeitura. Todas as ações do mutirão foram desenvolvidas com protocolos de biossegurança, por causa da pandemia da Covid-19, incluindo a aferição de temperatura e uso de álcool em gel nas mãos já na entrada da escola. As estações de atendimentos foram demarcadas com fitas para evitar aglomeração das pessoas; entre outras medias.

Foto: Homéro Ferreira Equipe Unoeste com o prefeito Ed, o vice Izaque e o presidente Demerson
Equipe Unoeste com o prefeito Ed, o vice Izaque e o presidente Demerson

Morador elogia 

O pintor de paredes Olívio Magalhães Junior, morador do bairro e funcionário da Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco), disse estar feliz com os serviços do mutirão. Citou especialmente a prevenção em saúde. Comentou que faz anualmente uma bateria de exames. Afirmou ter recebido excelente atendimento e elogiou o fato do evento ser em um sábado de manhã, dia em que está de folga do trabalho e outros moradores também. Sua sugestão é de que ocorra mais vezes. 

No encerramento, o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Saúde, Marco Aurélio Lúcio, disse que o mutirão é o resultado de uma parceria muito forte, para agradecer a Unoeste e a Associação Comercial e os demais participantes. O pró-reitor de Pesquisa, Pós e Extensão da Unoeste, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, citou o fato do evento em sua 3ª edição fazer parte das comemorações do aniversário de Prudente, que completou 104 anos no dia 14 de setembro.

Menção especial 

As falas do presidente da Câmara Municipal, Demerson Dias, do vice-prefeito Izaque Silva e da vereadora Joana D´Arc foram de enaltecimento aos prestadores de serviços para à comunidade. O prefeito Ed Thomas também manifestou gratidão, citando o presidente da Associação Comercial e Empresarial, Ricardo Anderson Ribeiro, representado pela superintendente Maria Eugênia Leandro; e o diretor geral da Unoeste, Dr. Augusto César de Oliveira Lima. Fez menção especial aos estudantes universitários e aos professores dos 15 cursos presentes na 3ª edição do mutirão. “Sem vocês não seria possível tudo isso que está acontecendo”, disse o prefeito.

 O artista plástico Josué Pantaleão, professor do curso de Artes Visuais, produziu um quadro em tela de computador que foi entregue à orientadora pedagógica da escola sede do evento Evanise Brito, na presença da secretária municipal interina de Educação, professora Francisca Maria Chagas. Uma lembrança do dia do mutirão, feita em material que poderia ter sido descartado irregularmente no meio ambiente. Portanto, com um apelo aos cuidados ambientais que são trabalhados nas escolas públicas da rede municipal.

 

 

 

 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem