CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Brinquedoteca itinerante encanta crianças no Prudenshopping

Projeto de extensão da Pedagogia da Unoeste oferece atividades lúdicas e pedagógicas que ajudam os pequenos a desenvolverem a motricidade, o brincar e a imaginação


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Emerson Sanchez Brinquedoteca itinerante encanta crianças no Prudenshopping
Durante oficina oferecida pela Pedagogia, crianças têm a oportunidade de fazer slime desde o preparo até a finalização

Na semana que antecede o Dia das Crianças, o curso de Pedagogia da Unoeste marca presença na programação especial do Mês das Crianças do Prudenshopping, e realiza até o feriado de 12 de outubro a oficina “Brinquedoteca Itinerante: slime e pintura”. As atividades, de caráter lúdico e pedagógico, começaram nesta sexta (7) e têm como principal público alvo as crianças que frequentam o shopping acompanhadas de pais ou responsáveis. O principal objetivo é estimulá-las para questões importantes na boa educação infantil, de modo que elas desenvolvam brincando e aprendendo aspectos importantes na infância como a motricidade e a imaginação.

A Brinquedoteca Itinerante é uma ação extensiva dos cursos Pedagogia Presencial e EAD, e envolve acadêmicos e professores vinculados aos componentes curriculares, principalmente de educação infantil. No Prudenshopping a programação foi pensada justamente para envolver os pequenos. “Na brinquedoteca nós desenvolvemos várias atividades lúdicas para que as crianças tenham a oportunidade de criação, ou seja, de desenvolverem sua criatividade, sua psicomotricidade. Estamos propondo diariamente que seja feito slime, desde sua preparação até a finalização. E alternadamente serão oferecidas também atividades de pintura com lápis de cor, giz de cera e tinta. E no fim de semana, com o professor Josué, trabalharemos com materiais recicláveis, a exemplos de discos, cds antigos. A partir disso, elas serão estimuladas a fazerem estruturas e esculturas com estes materiais”, explicou a coordenadora dos cursos de Pedagogia da Unoeste, professora doutora Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos.

Ela destaca também que a oficina traz contribuições ainda na formação dos acadêmicos dos cursos de Pedagogia Presencial e EAD da Unoeste.  “Todo brincar está estruturado em algum aporte pedagógico. Oferecer esse tipo de atividade é muito importante pra nós, especialmente para formação dos nossos acadêmicos porque eles têm a oportunidade, na prática, de ter contato com crianças e estruturar esse planejamento pedagógico que já vem de antes.  É que todo o planejamento pedagógico do que seria oferecido aqui, do que gostaríamos de estimular nas crianças do ponto de vista pedagógico, que são essas questões da psicomotricidade, do fazer, explorar, manipular, foi pensado porque as crianças de hoje estão muito imersas no mundo digital. Elas ficam o tempo inteiro em tablets, celular e não desenvolvem mais movimento com as mãos, com os dedos”, ressaltou.

Futuros professores

A acadêmica do 2º termo de Pedagogia presencial, Susy Darlyn de Lima Santos Silva, vai ajudar na oficina até a próxima quarta-feira. Ela estava empolgada com esse contato direto com as crianças. “É muito gostoso porque a gente tem esse contato com elas que nos permitem já enxergar como de fato será nosso futuro. E lidar com crianças de várias idades nos permite aprender cada vez mais, até por ser esta uma atividade diferenciada”, considerou.

Já a aluna do 1º termo da graduação na modalidade EAD, Lediane Silva Cardoso, veio de Indiana só pra ter esse contato prático com os pequenos. “Pra mim é uma experiência incrível, principalmente porque sou do EAD. Eu ainda não tenho nenhuma experiência nesse tipo de contato presencial, então esse momento ativo, de saber educativo e lúdico é muito bom porque quando temos essa oportunidade a gente já identifica logo se é aquilo que realmente que queríamos. Pra mim realmente foi uma descoberta, eu sempre gostei de criança, então sirvo pra isso, quero educá-las”, contou.

Foto: Emerson Sanchez Oficina "Brinquedoteca Itinerante: slime e pintura" será realizada até o dia 12 de outubro, sempre das 13h às 15h, no Prudenshopping
Oficina "Brinquedoteca Itinerante: slime e pintura" será realizada até o dia 12 de outubro, sempre das 13h às 15h, no Prudenshopping

Com a palavra, os pequenos!

As crianças que fizeram slime adoraram a brincadeira no primeiro dia da atividade.  “Eu nunca tinha feito, eu sempre comprei, quer dizer meus pais né”, disse sorrindo a aluna do 5º ano do ensino fundamental, Nathália Rodrigues Bispo, de 10 anos, que ainda completou. “Está sendo muito divertido fazer porque é bem diferente e fácil. E o que é melhor aqui é de graça”, disse. “Esses dias eu ganhei slime da escola, mas fazer é incrível, ainda mais dentro de um shopping. Eu estou achando muito legal”, emendou o aluno do terceiro ano do ensino fundamental, Miguel Silva Cardoso, de 9 anos.

Pais que circulavam pelo shopping com seus filhos, ao passarem pelo local, também tinham que parar na estrutura montada especialmente para os pequenos. É que eles se encantavam com a atividade e não negavam a vontade de colocar a mão na massa. Que o diga a Dayana Negrão de Moura, mãe dos pequenos Rafael, de 9 anos, e Gabriel, de 3. “A gente veio justamente para eles se divertirem. Eles foram nos brinquedos, mas quando passaram aqui, pararam e viram o slime, ficaram muito felizes. Agora a mãe quer ir embora e eles querem fazer mais”, contou.

No fim das contas, a Dayana não se importou nenhum pouquinho em ter que esperar as crianças que ficaram entretidas na atividade. “Eu diria para os pais virem, trazer seus filhos, aproveitar esse momento que é muito importante para eles. Vim com esse propósito, tirar eles dentro de casa onde é só celular, televisão, videogame. E eles têm que se movimentar, se divertir, aproveitar a infância. Então não me êxito em ficar aqui esperando não, quero mais é que eles aproveitem mesmo”.

Programação Especial

Além da oficina "Brinquedoteca Itinerante: slime e pintura" oferecida pela Pedagogia da Unoeste, a programação Mês das Crianças do Prudenshopping está recheada para a criançada embarcar num mundo encantado. As sessões do teatro infantil que reproduzirá as histórias “A Bela Adormecida”, “Dona Baratinha”, “João e Maria”, “Rapunzel” e “Chapeuzinho Vermelho” serão realizadas de 8 a 12 de outubro, sempre as 16h, em frente ao cinema. Já o circuito Três Porquinhos será realizado na Praça de Eventos de 7 a 24 de outubro nos seguintes horários: das 10h às 22h, de segunda a sábado, e das 12h às 20h de domingos e feriados. 

Já o Illusion Circus, que na estreia terá a presença do famoso trapalhão Dedé, vai oferecer espetáculos de 7 a 30 de outubro no estacionamento do piso Washington Luiz.  As sessões circenses com palhaços, equilibristas, malabaristas, trapezistas e outras atrações, ocorrem de segunda a sexta às 20h, e sábados, domingos e feriados em três sessões – 16h, 18h e 20h. Os ingressos precisam ser adquiridos na bilheteria que funcionará todos os dias das 10h às 12h no período da manhã, e das 14h às 21h, no período da tarde.

Serviço

A oficina "Brinquedoteca Itinerante: slime e pintura" será realizada até o dia 12 de outubro, sempre das 13h às 15h. na Ala Nova, em frente à Loja Milon. Qualquer criança a partir de 2 anos pode participar da oficina que é de graça.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem