CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Educação de Tarabai recebe preparo sobre inclusão de autista

Programa Educa Pontal promove ações formativas para professores da rede municipal e estudantes de pedagogia


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Educação de Tarabai recebe preparo sobre inclusão de autista
Dr. Armênio: workshop transdisciplinar de medicina e pedagogia

Em realização pelo Programa Educa Pontal, o “Workshop: Autismo e Educação” oferece preparo sobre a inclusão escolar de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na Rede Municipal de Ensino Tarabai. Há o entendimento de que o incluir implica em mudança estrutural da escola e da formação continuada de professores da classe comum, que precisam de subsídios conceituais e práticos em relação a esses estudantes. São quatro ações formativas, sendo as duas primeiras com o neurologista pediátrico e professor universitário Dr. Armênio Alcântara Ribeiro.

Participam professores do município e estudantes de Pedagogia da Unoeste. A primeira ação foi no dia 4 deste mês e a segunda está programada para o dia 18. A terceira será no dia 25 com a Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, coordenadora do programa e dos cursos de Pedagogia presencial e a distância da Unoeste. O quarto e último será no dia 8 de junho com a professora Daniela Lázari de Almeida Souza, vinculada à educação especial da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) de Presidente Prudente; mestranda em educação inclusiva.  Os encontros remotos foram programados das 18h às 20h, com participação gratuita.

Conforme o Dr. Armênio, inicialmente foi trabalhado os primórdios das descrições científicas sobre o autismo e sua evolução até os tempos atuais, passando por renomados estudiosos: o psiquiatra suíço Eugen Bleuler no início do século passado; os psiquiatras ucraniano Leo Kanner e australiano Hans Asperger nos meados da década de 1940, até o conceito do Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Em sequência, retrato a sintomatologia que permeia a suspeita clínica, a necessidade de exames complementares, as comorbidades e o diagnóstico definitivo”, pontua.

“Ao finalizar, discutimos sobre os métodos de estimulações e as possibilidades de tratamentos, medicamentosos ou apenas comportamentais”, conta e destaca a importância de trabalhar o conceito de transdisciplinaridade, pelo qual “a pedagogia se sobrepõe a medicina, e a medicina se sobrepõe a pedagogia; o que pode parecer completamente distinto, se torna complementar; beneficiando assim a criança”, afirma o Dr. Amênio ao participar dessa atividade do Educa Pontal, programa realizado em parceria entre a Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste e a Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem