CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Alunos da Apae de Pirapozinho se encantam com o campus 2

Durante a visita, eles conheceram a Unidade 3 da Rede de Bibliotecas, Hospital Veterinário, Usina Solar Fotovoltaica e Centro Zootécnico


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Alunos da Apae de Pirapozinho se encantam com o campus 2
Visita no Hospital Veterinário proporcionou contato com animais atendidos

Muito além de uma simples visita ao campus 2 da Unoeste. A manhã desta quinta-feira (29) foi repleta de novas experiências para os alunos da Apae de Pirapozinho. Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (instituído no Brasil dia 21 de setembro), um atividade fora da Apae foi programada e o destino acabou sendo a maior universidade da região. No local, eles foram recepcionados pela coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Unoeste, Regina Rita Liberati Silingovschi. Acompanhados dela, eles fizeram um tour pelo campus e conheceram a Unidade 3 da Rede de Bibliotecas, o Centro Zootécnico, a Usina Solar Fotovoltaica e o Hospital Veterinário, onde tiveram a oportunidade de ter contato com os animais que lá são atendidos.

Para Regina é sempre muito gratificante receber os alunos da Apae. “Eles conheceram diversos espaços aqui dentro, mas sempre perguntam sobre o Hospital Veterinário. Aqui eles demostram carinho pelos animais, podem tocar, demonstrar sentimentos, e sempre com a orientação e supervisão dos professores e dos estagiários. Isso é importante para que sintam-se sintonizados e não fiquem reclusos. Essa ação vai de encontro com o trabalho realizado pela Apae, que desenvolve um excelente trabalho de inclusão”.

A coordenadora do NAI completa que passeios assim proporcionam momentos de reflexão e impulso para os alunos da Apae. “Devemos pensar que a pessoa com deficiência tem condições e capacidades para se desenvolver. E tudo isso mostra que existe um infinito de possibilidades”, destacou Regina, enaltecendo em tom de gratidão o envolvimento de alunos e professores da Medicina Veterinária e das bibliotecárias da universidade e do Serviço Especializado de Engenharia de Segurança e de Medicina do Trabalho (Sesmt) da Unoeste.

Foto: João Paulo Barbosa Alunos e professores da Apae de Pirapozinho visitaram a Biblioteca
Alunos e professores da Apae de Pirapozinho visitaram a Biblioteca

A diretora do curso de Medicina Veterinária e responsável pelo hospital, Dra. Glaucia Prada Kanashiro, considerou a visita extremamente emocionante. “Não foi a primeira vez que a Apae vem aqui, mas hoje preparamos uma dinâmica diferente e trouxemos alguns animais. Uma cobra, um cavalo, cães e uma bezerra, e o contato dos alunos com os animais foi muito emocionante”, conta Glaucia, acrescentando que o curso de Medicina Veterinária sempre está aberto para novas visitas. 

Apae Pirapozinho

Para a professora e psicopedagoga da Apae de Pirapozinho, Rosângela Cristina Marques Caldeira Ferreira, a visita a Unoeste aconteceu com o objetivo de contribuir para a formação social dos alunos. “No mês de setembro comemoramos o “setembro verde” que é dedicado à inclusão da pessoa com deficiência. Então realizamos esse projeto para levar os alunos e incluí-los em alguma ação fora da escola. Visitar a Unoeste é muito interessante para eles, pois muitos não teriam a oportunidade de conhecer uma universidade”.

Rosangela destaca que a parceria com a universidade sempre faz muita diferença dentro desse contexto. “Somos muito bem recebidos aqui. A Unoeste sempre está de portas abertas para nós e é um trabalho muito satisfatório, desde a recepção até a nossa saída. Só temos a agradecer a toda equipe e a todo esse trabalho organizado”, conclui. 

Enepe 

No dia 19 de outubro será realizado o 5º Workshop Inclusivo: "Emprego inclusivo: desafios do mercado de trabalho para pessoas com deficiência", durante o Encontro Nacional de Ensino, pesquisa e Extensão (Enepe) da Unoeste. Participam os palestrantes Douglas Kato Pauluzi (Câmara Municipal de Presidente Prudente), Prof. Esp. Flávio Augusto Gonçalves (FL - Capacitação Profissional), Emanoel Ângelo Buzetti (Unoeste), com a mediação de Ma. Regina Rita Liberati Silingovschi (Unoeste).

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem