CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Ações educam e estimulam para a proteção ao meio ambiente

Unoeste e Polícia Ambiental em Prudente envolvem outros parceiros para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Ações educam e estimulam para a proteção ao meio ambiente
Soltura de alevinos produzidos no Centro de Piscicultura da Unoeste

Soltura de alevinos, passeio de barco, pintura em tela e papel, apresentação musical e homenagens estiveram entre as atividades para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, na manhã desta segunda-feira (5) em Presidente Prudente.  Realização da Polícia Ambiental em parceria com a Unoeste, pelo programa “ODS em Ação: juntos pelo meio ambiente, educação, cultura, ressocialização, sustentabilidade, cuidado ambiental e posse responsável de animais domésticos”, cuja sigla refere-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 Na sede da unidade especializada da Polícia Militar, à margem do Km 564 da rodovia Raposo Tavares, na solenidade de abertura foi destacada a importância da proteção ao meio ambiente, com a fala do comandante capitão Júlio Cacciari de Moura dirigida especialmente às crianças e adolescentes das escolas municipais Domingos Ferreira de Medeiros e Gentila Damasceno, respectivamente, de Prudente e Taciba; e do polo do Projeto Guri em Sandovalina.  Também participaram estudantes e professores de alguns cursos de graduação e pós-graduação da Unoeste.

O secretário municipal do Meio Ambiente, engenheiro florestal Fernando Luizari esteve representando o prefeito Ed Thomas, acompanhado do subsecretário Bill Paschoalotto, mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Unoeste. As apresentações do Guri, cujo polo é coordenado por Neile Paes Carnavale, foram com grupos de violões e de sopro e percussão; com os meninos e meninas conduzidos pelos educadores musicais Paulo Ricardo Barbato, Marcos Renato de Mori, Márcio Abrahão e Fabiana Matricardi.

O responsável pela Comunicação da Polícia Ambiental em Prudente e região (53 municípios) cabo Evandro Torquato conduziu o cerimonial e contou que de janeiro a maio deste ano foram realizadas 323 ações educativas por policiais ambientais no estado de São Paulo, envolvendo 2.259 pessoas. A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Dra. Rosa Maria Barilli Nogueira, orientou sobre posse responsável de animais domésticos. O capitão Cacciari falou sobre a proibição da extração, industrialização e comercialização de Xaxim; como exemplo de espécies ameaçadas de extinção.

Foto: Homéro Ferreira Passeio de barco: explicações sobre preservação dos recursos hídricos e proteção da fauna ictiológica
Passeio de barco: explicações sobre preservação dos recursos hídricos e proteção da fauna ictiológica

Em nome do pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi, a coordenadora de ações extensivas gerais Cidinha Martines, entregou certificado de agradecimento ao capitão Cacciari. Para a Escola Municipal Domingos Ferreira de Medeiros, que está completando 50 anos, o certificado foi entregue à diretora Clara Daguano pela coordenadora dos cursos de Pedagogia presencial e EAD e vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação, que oferta mestrado e doutorado, Dr. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos. 

Agradecimento especial do comando regional da Polícia Ambiental foi feito ao senhor Márcio Tadeu Martins, por contribuir com a doação de acervo de animais taxidermizados. Como parte da programação, a primeira atividade depois do lanche da manhã foi a soltura de alevinos produzidos pelo Centro de Piscicultura da Unoeste; seguindo-se outras ações, entre as quais passeio de barco com escolares que receberam explicações sobre preservação dos recursos hídricos e proteção da fauna ictiológica; e passeio educativo em visita ao espaço com animais taxidermizados.

Pelo programa previamente divulgado teve entrega de casinhas de cães do projeto Fábrica de Esperança; produzidas por detentos do sistema prisional; pintadas por escolares e que serão doadas ao projeto Posse Responsável, do curso de Veterinária e  Programa Unoeste + Cultura; coordenado pelo professor Josué Pantaleão; produção de desenhos e vídeos por alunos das escolas visitantes e do projeto Guri; e a empresa Energisa levou sua unidade móvel com informações sobre a importância da economia de energia.

A Sabesp apresentou o projeto Lacres e Tampinhas de Esperança, da coleta de tampinhas plásticas de garrafas, comercializadas e com o dinheiro destinado ao Hospital de Esperança que atende pacientes com câncer. Projeto no qual estão envolvidos alunos do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, pelo qual a Unoeste oferece mestrado e doutorado. O envolvimento da Unoeste também ocorre, além dos cursos já citados,  com Ciências Biológicas, Zootecnia, Arquitetura e Urbanismo, Jornalismo e Publicidade e o Programa de Pós-Graduação em Agronomia, também com mestrado e doutorado.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem