CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Mutirão do Lixo Eletrônico é visto como modelo para o Brasil

Constatação é feita por gerente da Abree que tem expertise em eventos do gênero em todo Brasil, de Manaus a Porto Alegre


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Mutirão do Lixo Eletrônico é visto como modelo para o Brasil
Um dos 150 estudantes da Unoeste que aturam como voluntários

O resultado do Mutirão do Lixo Eletrônico 2023 junta ao volume recebido do descarte feito pela comunidade fatos significativos, dentre os quais o olhar de quem tem expertise em eventos do gênero de norte ao sul do país. Para a gerente de relações institucionais da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree), Helen de Souza Brito, o evento em Presidente Prudente é modelo para o Brasil. Ela passou o dia de sábado (3) no maior de quatro pontos de descarte, no Parque do Povo.

Ao falar da parceira de três anos da Abree com a Prefeitura e Unoeste, contou que tinha uma visão por fotos e agora, pela primeira vez, pode ver presencialmente. Disse também que o evento já era divulgado como exemplo para outros municípios. “Mas só vindo aqui para ver a grandiosidade”, afirmou, manifestando o entendimento sobre o que faz a diferença: a universidade como ponte entre a administração pública e a população; juntas agregando parceiros e mobilizando toda a comunidade. “Em outras cidades a gente não vê tantas pessoas atendendo o apelo para o descarte correto; tão engajadas”, pontuou.

Em Jaú e Guarujá 

Em conversa com o pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi ficaram preliminarmente acertadas ações de coleta de lixo eletrônico junto aos campi da Unoeste em Jaú e Guarujá, ainda este ano. No ano passado, a Abree fez ação em Guarujá junto à Cooperativa Mundo Novo. Agora, a proposta é levar a experiência de Prudente para reforçar a parceria na cidade litorânea e também para realizar a primeira ação de grande porte em Jaú.  São entendimentos que também envolvem o gerente de operações da Abree, Robson Diego de Almeida.

Conforme Robson, em suas compras as pessoas devem verificar as empresas que contribuem com o meio ambiente, como são os casos das indústrias fabricantes de eletroeletrônicos e eletrodomésticos que mantêm a Abree, comprometidas com a logística circular, compreendida que produtos inservíveis ao usuário sejam destinados à reciclagem e voltem para os consumidores, seja em produto idêntico ou outro qualquer. O gerente de operações da Abree faz o apelo para que as pessoas acessem o site da associação (www.org.br) e conheçam os associados.

Arrecadadas 24 toneladas 

O Mutirão do Lixo Eletrônico 2023, a exemplo de outras 14 edições anteriores, foi centralizado no recuo do Parque do Povo, em frente a TV Fronteira. Os demais pontos foram nos bairros Ana Jacina (zona sul), João Domingos Netto (zona norte) e Parque Alvorada (zona leste). Na sexta-feira (2), houve coleta do material descartado por moradores dos distritos de Ameliópolis, Eneida, Floresta e Montalvão. O volume total de todos os pontos lotou duas carretas da GM&C, empresa de São José dos Campos, com mais de 20 anos de experiência em logística reversa e reciclagem.

A estimativa é de que no total foram arrecadadas 24 toneladas. Próximo da previsão de 30 toneladas: o que se explica pelo maior tempo de vida útil de vários produtos, a exemplo de desktop (computador fixo) e laptop (computador móvel), seja pela tecnologia de fabricação ou cuidados como os de manutenção preventiva e outros. O secretário municipal de tecnologia de tecnologia Helton Sapia tocou nesse assunto ao se manifestar publicamente no final do evento, momento em que agradeceu e enalteceu todos os envolvidos, parceiros, voluntários e, especialmente, a população.

Pilhas de relógios 

No ponto do Parque do Povo, a ação ocorreu das 8h às 16h. Nos bairros foram das 9h às 13h. Amélia Sawada, moradora do centro de Prudente, foi a primeira a fazer o descarte, às 8h. A relação dela com o mutirão vem de algum tempo e sua consciência ambiental faz com que tenha os mínimos cuidados. Fez o descarte de pilhas de relógios que guardou desde antes da pandemia do coronavírus, no começo de 2020. Também levou um pequeno farolete. Os produtos de descarte estavam em sacolinha plástica que carregou do centro da cidade ao parque, onde foi caminhar.

O estudante de Análise de Desenvolvimento de Sistemas na Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp-Unoeste), Felipe Lima da Cruz, foi quem recebeu o descarte da aposentada da Philips em São Paulo, onde trabalhou na área administrativa. Para ele, o mutirão é maravilhoso e o fato das pessoas guardarem produtos para esperar essa oportunidade de descarte o mais correto e consciente, “ainda mais por se tratar de pilhas”. Nascido e criado no Conjunto Habitacional Ana Jacinta, Felipe manifestou satisfação da oportunidade que teve em participar pela primeira vez do mutirão.

Estudantes voluntários

Felipe é ingressante da Fipp e atuou recebendo produtos, 99% retirados de bagageiros de carros e carroçarias de utilitários. Antonio Donizete Gonçalves está no último ano do curso de Agronomia e atuou entregando mudas e sementes de árvores de várias espécies. Foram 160 mudas produzidas no Viveiro da Unoeste. Dentre elas, o Jequitibá-rosa, uma das cinco espécies mais ameaçadas de extinção. As sementes foram coletadas em expedições nas matas do oeste paulista, por estudantes de Agronomia em projeto conduzido pelo professor Dr. William Takata para compor o Banco de Sementes.

Moradora de Pirapozinho, Iara Aparecida Fadin Silva cursa o 3º termo de Pedagogia EAD (a distância) e atuou na oficina Arte e Reciclagem, ministrada pelo professor Josué Pantaleão, com o uso de peças inservíveis de eletroeletrônicos. Participaram alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Domingos Ferreira de Medeiros, acompanhados pelas professoras Cidinha Popi e Katiele Guerreiro, e da diretora Clara Daguano. Também esteve presente a secretária municipal de Educação, Sirlei Oliveira. A estrutura para atender as crianças foi instalada em baixo de uma tenda.

Ações paralelas 

Pelo Abrigo de Animais de Presidente Prudente, vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semea), houve a feira de adoção de cães.  Egresso do curso de Jornalismo e mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Unoeste, o secretário adjunto Bill Paschoalotto contou que a Semea, além de parceira do mutirão, realiza várias ações, tais como educação ambiental e recolhimento de óleo de cozinha usado junto a alunos de escolas de Rede Municipal de Ensino; visitação agendada na trilha do Horto Florestal; e cuidados com 480 áreas públicas arborizadas e com 8 milhões de m2 de grama.

Foto: Homéro Ferreira Uma das carretas com a carroçaria abarrotada de lixo eletrônico
Uma das carretas com a carroçaria abarrotada de lixo eletrônico

O Fundo Social de Solidariedade recolheu produtos em condições de uso, incluindo televisores testados no local quanto ao funcionamento, para destinar às famílias carentes.  A animação ficou por conta de Cícero Renato da Silva, conhecido artisticamente como Palhaço Paçoca, incluindo apresentações de personagens infantis. Trabalhadores da empresa de economia mista Prudenco, responsável pela limpeza pública da cidade, separaram caixas e plásticos, usados no transporte dos produtos descartados, para reciclagem.

Novidades de 2023 

O secretário Helton contou que outras secretarias, além da de tecnologia e do meio ambiente, estiveram envolvidas. As novidades deste ano foram o ponto de coleta no Conjunto Habitacional João Domingos Netto; a feira de adoção de animais; a distribuição de sementes de árvores nativas; e a parceria do Magazine Luiza, o Magalu, com a doação de três prêmios: microondas, celular e notebook; com a presença da analista de sustentabilidade Natália de Proença Fernandes Lemes, que trabalha para empresa brasileira do setor de varejo, em São Paulo.

Devido a compromisso com a agenda da secretária estadual do Meio Ambiente, Natália Resende, no Parque Estadual do Morro do Diabo, o prefeito Ed Thomas e o secretário do Meio Ambiente, Fernando Luizari, não puderam comparecer ao mutirão. O vice-prefeito Izaque Silva esteve cedo no parque, foi aos pontos dos bairros, e voltou no final do evento. Em nome da administração, Izaque agradeceu os parceiros, citando a Unoeste, e elogiou a população pelo descarte consciente, evitando danos ambientais e contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população. Prudente tem 231 mil habitantes. Também esteve presente o vereador Douglas Kato.

Balanço positivo 

O professor coordenador de cursos na Fipp, Haroldo Alessi, contou que foram mais de 100 dias de preparação do mutirão, mesmo com o know-how de 14 edições anteriores. A maioria das reuniões foi on-line, por conta da Abree estar sediada em São Paulo. Disse ainda que 150 estudantes de vários cursos atuaram como voluntários, sendo que no parque foram distribuídos em dois turnos: manhã e tarde. O diretor da Fipp, professor Moacir Del Trejo, comentou que a cada ano a organização está mais afinada e que o mutirão está no DNA da Unoeste que figura no Ranking Mundial de Sustentabilidade. 

O pró-reitor Dr. Adilson avaliou como positivo o Mutirão do Lixo Eletrônico 2023, por mais uma vez contribuir para que Prudente e região atinja índices de responsabilidade ambiental. No encerramento do evento, em fala pública, agradeceu à população, prefeito Ed Thomas, vice-prefeito Izaque Silva, secretário Helton Sapia, secretaria de Finanças, Célia Molinari, que estava presente, e aos demais secretários; à Abree e ao Magalu; afirmando que a Missão da Unoeste é comprometida com a responsabilidade social e ambiental.

 Sorteios de prêmios

Em sorteio público com os cupons preenchidos com nome e telefone pelos que descartaram lixo eletrônico em todos os pontos e nos distritos, foram contemplados com 10 bicicletas doadas pela Unoeste: Ivanil de Lima, Nair Ferreira de Souza, Wilson José Diniz, Lucas de Oliveira Cardoso, Meire da Cruz Lemos, Maria Beatriz França, João Amadeu de Souza, Maria Fernanda Koyama, Rosa Nakashima e Luciane Aparecida Ribeiro. Prêmios do Magalu: microondas – Jean de Deus Brandão; celular – Marcos Ariente; e notebook – Cleide Aparecida Oliveira.

A exemplo do ocorrido em edições anteriores, os sorteados serão contatados a partir desta segunda-feira (5) por Jacqueline Gomes Mendonça, da Setec, para comunicar o prêmio que cada um ganhou. A previsão de entrega é para 26 de junho, às 9h, no campus 1, com a presença do Dr. Augusto César de Oliveira Lima, diretor geral da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), mantenedora da Unoeste. 

Fato interessante ocorrido do ano passado e relevado agora: um cidadão descartou o celular novo e foi embora com o velho. Ao voltar e contar o que tinha ocorrido, recebeu da GM&C o compromisso que foi cumprido: o de encontrar o celular novo e lhe enviar.

 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem