NORMAS PARA O ENVIO DE TRABALHOS

  • A apresentação de trabalho está aberta aos alunos, professores e outros profissionais de Instituições de Ensino Superior pública ou privadas, que desenvolvam projetos de pesquisa.
  • Para a apresentação de trabalhos, NO MÍNIMO o AUTOR deverá estar inscrito no XXIII COMEPP.
  • Todos os trabalhos são avaliados pela Comissão Científica do evento e podem receber o parecer de APROVADO, REFORMULAÇÃO (o autor deve providenciar as correções no prazo máximo de três dias e submeter para nova avaliação) ou NÃO APROVADO. No caso do trabalho não ser reformulado dentro do prazo, não será mais considerado para avaliação. No caso do trabalho não ser aceito para apresentação (parecer de NÃO APROVADO), não há devolução da taxa de inscrição para nenhum dos coautores.
  • O autor que encaminhar trabalho para apresentação no COMEPP automaticamente se responsabiliza pela autorização do orientador e dos demais coautores (quando houver), pelo conteúdo científico do trabalho e pela correção ortográfica e gramatical. Em caso de aprovação para apresentação ou publicação nos Anais do evento, o autor e coautores do trabalho assumem igualmente a responsabilidade pelo conteúdo do mesmo. O autor e coautores também assumem que, no caso de pesquisas com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados, houve avaliação e aprovação prévia pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), respectivamente.
  • Em trabalhos que contam com coautores, somente os inscritos que tiverem efetuado o pagamento da taxa de inscrição e estiverem presentes terão direito ao material do evento.
  • O recebimento do certificado de apresentação de trabalho está CONDICIONADO À APRESENTAÇÃO do mesmo no dia e horário determinados pela organização do evento. Caso o autor principal não possa apresentar, poderá ser substituído por um dos coautores.
  • Os trabalhos que foram enviados até o dia 02 de outubro têm até o dia 19 para cadastrar a versão final aprovada para confecção dos anais e certificados.

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE RESUMO ESTRUTURADO

  • Os resumos simples serão publicados nos Anais do COMEPP.
  • Serão aceitos dois tipos de resumos simples:
    • Resumo de trabalho de pesquisa com RESULTADOS E CONCLUSÕES;
    • Resumo de relato de caso clínico.
  • TODOS os trabalhos devem, obrigatoriamente, estar cadastrados na Coordenadoria Central de Pesquisa - CCPq;
  • O resumo estruturado caracteriza-se como uma descrição concisa do TRABALHO (já com resultados e conclusão), em parágrafo único, devendo conter até 3000 caracteres com espaço. Após aprovação pela Comissão Científica do evento, RESUMOS DE TRABALHOS COM RESULTADOS E CONCLUSÕES poderão ser apresentados na forma de painel.
  • No caso de pesquisas com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados, o projeto deve ter sido previamente avaliado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), respectivamente. Essa informação deve constar na Metodologia e o número do protocolo deve ser inserido no Formulário para Inscrição de Trabalho.
  • O texto do resumo de Trabalho de pesquisa com RESULTADOS E CONCLUSÕES deverá conter os itens abaixo:
    • Título do trabalho (com até 20 palavras)
    • Autores (Obs. Pelo menos um dos autores deve estar inscrito no COMEPP).
    • Órgão de fomento que financiou a pesquisa (se houver)
    • Introdução e objetivo
    • Metodologia (deve constar a aprovação pelo CEP)
    • Resultados
    • Discussão
    • Conclusões
  • O texto do resumo de RELATOS DE CASO deverá conter os itens abaixo:
    • Título do trabalho (com até 20 palavras)
    • Autores (Obs. Pelo menos um dos autores deve estar inscrito no COMEPP).
    • Órgão de fomento que financiou a pesquisa (se houver)
    • Introdução
    • Relato do caso (deve constar a aprovação pelo CEP)
    • Discussão
    • Conclusão

INSTRUÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE PAINÉIS

  • Os autores deverão permanecer ao lado de seus painéis, para apresentação aos interessados, nos dias e horários definidos pela organização do evento. Os painéis serão visitados e avaliados por integrantes da Comissão Científica do evento, que também entregarão ao autor os certificados do trabalho (inclusive dos coautores inscritos e que tenham efetuado o pagamento). A Comissão de avaliação de Relatos de caso visitará os painéis no dia 29 de outubro às 11 horas. A Comissão de avaliação de Trabalhos de pesquisa visitará os painéis no dia 29 outubro às 16 horas.
  • O recebimento do certificado de apresentação de painel está CONDICIONADO À PRESENÇA DO AUTOR no dia e horário determinados pela organização do evento. Caso o autor principal não possa estar presente, poderá ser substituído por um dos coautores.
  • Os painéis devem ser confeccionados em tamanho de 90 cm de largura e 110 cm de altura. O Título (fonte 54) deve ser destacado em negrito e os nomes dos autores (fonte 36) e a instituição de origem (fonte 36) devem vir logo abaixo do título. O texto é apresentado de forma resumida e deve conter: introdução, objetivos, metodologia, resultados, discussões e conclusões (referências se houver citações no texto). Os resultados devem ser apresentados preferencialmente na forma de tabelas, gráficos ou figuras, com seus respectivos títulos e legendas. Sugere-se distribuir o texto, tabelas e figuras em duas colunas e usar fonte 28 ou maior.
 Unoeste