Normas - Trabalhos Científicos

Na categoria de TRABALHOS COMPLETOS serão aceitos trabalhos de pesquisa inéditos concluídos ou em andamento com resultados.

Os ARTIGOS COMPLETOS inéditos (ainda não publicados), deverão conter o mínimo de 10 e o máximo de 12 páginas, tamanho A4, margens de 2 cm, fonte Times New Roman 12, espaçamento entre linhas de 1,5 no texto (utilize espaçamento 1,0 no título, na autoria, no resumo, no abstract, nas referências, nos títulos de figuras e de tabelas, quando for o caso), incluindo todos os itens de um artigo (ver normas). No caso de pesquisas com seres humanos o projeto deve ter sido previamente avaliado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Essa informação deverá constar na METODOLOGIA seguida do número do protocolo (inserir o número também no Formulário para Inscrição de trabalho).

O texto do artigo completo deverá conter os itens abaixo:

  • Título do trabalho em português e inglês (com até 20 palavras)
  • Autores (nome e sobrenome). Obs. Todos os autores devem preencher o Formulário de Inscrição no Congresso Nacional de Políticas Educacionais da Unoeste para, em seguida, inserir o número do CPF no Formulário para

Inscrição de Trabalho

  • Afiliação (curso, departamento e universidade ou IES) aos quais os inscritos pertencem e e-mail apenas do primeiro autor. Órgão de fomento que financiou a pesquisa (se houver)
  • Resumo (100 a 150 palavras) e palavras-chave (cinco)
  • Abstract (100 a 150 palavras) fiel ao resumo e keywords (cinco)
  • Introdução (mencionar o objetivo no último parágrafo)
  • Metodologia
  • Resultados e Discussão (incluindo tabelas e/ou figuras-gráficos, quando houver)
  • Conclusões
  • Referências (Consultar as normas da ABNT)


O TÍTULO (em caixa alta e em negrito) e os nomes completos dos autores devem ser alinhados à esquerda. As informações sobre instituições, o e-mail do autor principal e a agência de fomento do projeto (se houver) deverão estar localizados logo abaixo dos nomes dos autores, também alinhados à esquerda. Abaixo da identificação dos autores, deve ser colocado o Resumo (100 a 150 palavras) e cinco palavras-chave, seguidos pelo Abstract e keywords.

Deverá ser adotado o Sistema Internacional de Unidades e recomenda-se evitar o uso de abreviaturas. Os parágrafos devem receber alinhamento justificado, com recuo de 1,25 cm (tabulação) na primeira linha. Tabelas e figuras-gráficos devem ser elaboradas, preferencialmente, em preto e branco e devem ser inseridas no item Resultados. Os títulos devem ser colocados acima das tabelas e abaixo das figuras-gráficos.
Conferir se consta na metodologia o protocolo de aprovação pelo CEP no caso de trabalhos com seres humanos. Conferir o atendimento às normas da ABNT. Os autores que submetem artigos completos para o Congresso Nacional de Políticas Educacionais da Unoeste automaticamente declaram estar cientes e de acordo com as seguintes condições:

  • O artigo é original, não incorre em plágio e não está sendo e nem será publicado em outros meios de divulgação do conhecimento científico;
  • Os autores são responsáveis pela veracidade das informações, pela correção ortográfica e gramatical. As ideias e os conceitos emitidos representam, unicamente, as opiniões do(s) autor(es);
  • Todos os autores concordam com a publicação do artigo e declaram que não há conflito de interesses de qualquer natureza.
 Unoeste