Impressão do Atestado de Participação

Caro participante, por favor, clique aqui para emitir e imprimir seu atestado de PARTICIPAÇÃO.

Apresentação

I - DO OBJETIVO

O Curso de Odontologia realiza anualmente seu Congresso Acadêmico no segundo semestre do ano, cujo objetivo é possibilitar aos acadêmicos aprimorar e atualizar conhecimentos em diversas áreas de atuação do odontólogo, permitindo ainda integração e a troca de experiência com os palestrantes. Nesse ano, no período de 24 a 28 de outubro, realizar-se-á o XVII Congresso Acadêmico de Odontologia e XXV Jornada Acadêmica de Odontologia do Oeste Paulista, que contará com a participação de renomados profissionais da área de Odontologia.

II - DAS APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO
  • Normas do Resumo: O resumo deverá ser estruturado;
  • Normas do TCC:
    • Investigação científica: Introdução, Objetivos, Material e Método, Resultados e Conclusão;
    • Relato de caso: Introdução, Objetivos, Relato de caso e Conclusão;
    • Revisão de Literatura: Introdução, Objetivos, Metodologia e Conclusão.
Deverá conter entre 200 a 250 palavras. Não utilizar parágrafos, formatar em espaço simples, com fonte Arial 12 e formato justificado. O título do artigo deve ser centralizado, estar em negrito, letras maiúsculas.

Inscrições: Para a inscrição do TCC será obrigatório o envio do resumo do trabalho devidamente corrigido para odontojornada@gmail.com pelo orientador e ENVIADO também pelo ORIENTADOR.

Instruções para comunicação oral:- O tempo máximo para cada apresentação oral será de 20 minutos (TCC). É importante que os apresentadores estejam no local com antecedência para testarem rapidamente suas apresentações.


EXEMPLO DE RESUMO
UTILIZAÇÃO DA LUPA COMO AUXILIAR NO DIAGNÓSTICO DE LESÕES DE CÁRIES INCIPIENTES OCLUSAIS


JÉSSICA CAROLINE OTAVIANO, MARCELA GIARETA, ELIANE CRISTINA GAVA PIZI,.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO



Introdução:Atualmente os meios de prevenção de cáries levam o cirurgião dentista a diagnosticar cada vez mais precocemente novas lesões de cáries. Quando se falam em Odontologia Minimamente Invasiva as lupas, utilizadas até então na análise de radiografias em tratamento endodônticos podem auxiliar neste exame visual. Objetivo: O objetivo do trabalho é avaliar a utilização de lupas como auxiliar no diagnóstico de lesões de cáries incipientes na superfície oclusal. Material e Método: Foram selecionados 10 dentes posteriores humanos recém-extraídos, que foram limpos e macrofotografados. Através destas fotografias, foi confeccionado um diagrama simples, onde foram demarcados os locais para avaliação, servindo para orientar os investigadores no momento do exame. Exame radiográfico periapical dos dentes também foram fornecidos aos examinadores, graduandos do 6º. termo do curso de Odontologia, para auxílio do diagnóstico. A inspeção visual foi realizada por 30 examinadores sem e com a utilização de lupas. Após as duas avaliações, os dentes foram seccionados expondo a área suspeita de ocorrer lesão cariosa para real confirmação da lesão. Resultados: Os resultados foram submetidos ao teste Qui-quadrado, sendo que o mesmo não mostrou diferença estatística para os grupos com ou sem o uso de lupa. Dos dez dentes avaliados, nenhum apresentou lesão em nível de dentina. Apesar de o enfoque principal ser quanto ao uso ou não da lupa como auxiliar no diagnóstico clínico de cáries, observou-se grande discordância entre os pesquisadores. Conclusão: O tratamento proposto pelos graduandos também foi bastante divergente e apesar das radiografias não mostrarem áreas radiopacas que sugerissem lesões de cáries, grande parte deles optou por restaurar os dentes avaliados. Maior enfoque ao diagnóstico de lesões cariosas incipientes deve ser dado aos graduandos de Odontologia a fim de preservar ao máximo a estrutura dental sadia.



III - DOS RESUMOS DE CASO CLÍNICO

Os Resumos de Casos Clínicos que serão apresentados no dia 26 de Outubro de 2016, tanto por acadêmicos, quanto por professores, deverão ser entregues para o Prof. José Maria Bertão até o dia 15/10/2016 pelo e-mail: jbertao@unoeste.br. Qualquer dúvida entrar em contato com o mesmo pelo telefone: 18 3229-1164 (Patologia).

OBS: A INSCRIÇÃO É VÁLIDA AO PARTICIPANTE PARA TODAS AS ATIVIDADES: Congresso, Jornada, Coquetel e Jantar.

Inscrição Online

Clique aqui e inscreva-se no evento
Emitir segunda via do comprovante de inscrição

Programação

Informações

Claudia de Oliveira Lima Coelho
E-mail: claudiacoelho@unoeste.br
Fone: (18) 3229-1052/3229-1054